Aula sobre Funcao Do Primeiro Grau Funcao Afim

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


A função do primeiro grau, também conhecida como função afim, é uma das mais importantes da Matemática. Ela é utilizada em diversas áreas, como na Economia, na Física e na Engenharia. É importante que os estudantes compreendam como essa função é representada graficamente e como ela pode ser aplicada no cotidiano. A aula utilizará a metodologia ativa Estudo de Caso, na qual os alunos irão trabalhar em grupos para identificar um problema, levantar dados, analisar o contexto, comparar informações e propor soluções. A atividade final será a criação de um infográfico que poderá ser distribuído na comunidade.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique o que é uma função do primeiro grau. Apresente exemplos de situações cotidianas que podem ser representadas por essa função, como o cálculo do preço de um produto em função da quantidade comprada.

  2. Etapa 2 - Estudo de Caso

    Os alunos devem ser divididos em grupos e escolher um tema para trabalhar. Sugira temas relacionados à função do primeiro grau, como o cálculo do preço de um produto em função do tempo ou a variação da temperatura em função do tempo. Cada grupo deve identificar um problema relacionado ao tema escolhido, levantar dados por meio de entrevistas com pessoas reais e pesquisas em fontes confiáveis, analisar o contexto, comparar informações e propor soluções.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos Estudos de Caso

    Cada grupo deve apresentar seu estudo de caso para a turma. Os alunos devem explicar o problema identificado, os dados levantados, a análise do contexto, a comparação de informações e as soluções propostas.

  4. Etapa 4 - Representação Gráfica

    Explique como uma função do primeiro grau pode ser representada graficamente em um plano cartesiano. Apresente exemplos de como identificar a equação de uma reta a partir de dois pontos e como traçar a reta no plano cartesiano.

  5. Etapa 5 - Criação de Infográficos

    Os alunos devem criar um infográfico sobre o tema escolhido pelo grupo. O infográfico deverá conter informações sobre o problema identificado, os dados levantados, a análise do contexto, a comparação de informações e as soluções propostas. Forneça um template para a criação do infográfico.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos Infográficos

    Cada grupo deve apresentar seu infográfico para a turma. Os alunos devem explicar as informações contidas no infográfico e como elas estão relacionadas à função do primeiro grau. Avalie conforme os critérios de avaliação.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre a aula e reforce a importância da função do primeiro grau na Matemática e em outras áreas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em associar uma equação linear de 1º grau com duas incógnitas a uma reta no plano cartesiano.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos.
  • Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo e de se comunicar de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade do estudo de caso apresentado pelo grupo.
  • Qualidade do infográfico criado pelo grupo.
  • Compreensão dos alunos sobre a representação gráfica da função do primeiro grau.
  • Capacidade dos alunos de associar a função do primeiro grau a situações cotidianas.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e objetiva o tema da aula.
  • Orientar os alunos na realização do estudo de caso e na criação do infográfico.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Fornecer feedbacks construtivos aos alunos durante as atividades.
  • Fazer uma conclusão clara e objetiva sobre a aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Trabalhar em grupo de forma colaborativa e respeitosa.
  • Realizar pesquisas em fontes confiáveis para levantar dados.
  • Criar um infográfico claro e objetivo sobre o tema escolhido.
  • Apresentar de forma clara e objetiva o estudo de caso e o infográfico criado pelo grupo.