Aula sobre Funcao Do Primeiro Grau Funcao Afim
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
A função do primeiro grau, também conhecida como função afim, é uma das funções mais importantes da Matemática. Ela é utilizada em diversas áreas, como na economia, na física e na engenharia. Por exemplo, em economia, a função do primeiro grau é utilizada para calcular o lucro de uma empresa em função do número de produtos vendidos. Já na física, ela é utilizada para calcular a velocidade de um objeto em função do tempo. Nesta aula, os alunos irão aprender a associar uma equação linear de 1º grau com duas incógnitas a uma reta no plano cartesiano, utilizando a metodologia ativa Rotação por estações.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema da aula, explicando o que é uma função do primeiro grau e como ela pode ser representada graficamente. Em seguida, apresente a metodologia Rotação por estações e explique como ela será aplicada na aula.Etapa 2 - Estação 1 - Representação gráfica
Os alunos devem ir para a primeira estação, onde irão aprender a representar graficamente uma função do primeiro grau. Disponibilize uma folha com um plano cartesiano e algumas equações lineares de 1º grau. Os alunos devem escolher uma equação e representá-la graficamente no plano cartesiano.Etapa 3 - Estação 2 - Interpretação do gráfico
Na segunda estação, os alunos devem aprender a interpretar o gráfico de uma função do primeiro grau. Disponibilize algumas folhas com gráficos de funções do primeiro grau e algumas questões para os alunos responderem, como por exemplo: "Qual é o coeficiente angular da reta?", "Qual é o ponto de intersecção com o eixo y?".Etapa 4 - Estação 3 - Resolução de problemas
Na terceira estação, os alunos devem aprender a resolver problemas envolvendo funções do primeiro grau. Disponibilize algumas folhas com problemas para os alunos resolverem, como por exemplo: "Uma empresa vendeu 100 produtos e obteve um lucro de R$ 500,00. Qual é o lucro obtido pela empresa se ela vender 150 produtos?".Etapa 5 - Discussão em grupo
Os alunos devem se reunir em grupos para discutir o que aprenderam nas estações e tirar dúvidas. Circule pela sala para auxiliar os alunos e esclarecer possíveis dúvidas.Etapa 6 - Aplicação prática
Os alunos devem aplicar o que aprenderam em uma atividade prática. Disponibilize uma folha com um problema envolvendo uma função do primeiro grau e os alunos deverão resolvê-lo utilizando as habilidades que desenvolveram nas estações.Etapa 7 - Encerramento
Encerre a aula fazendo uma revisão dos principais pontos abordados e tirando possíveis dúvidas dos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em associar uma equação linear de 1º grau com duas incógnitas a uma reta no plano cartesiano.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Desenvolver a capacidade dos alunos em resolver problemas envolvendo funções do primeiro grau.
Critérios de avaliação
- Capacidade dos alunos em representar graficamente uma função do primeiro grau.
- Habilidade dos alunos em interpretar o gráfico de uma função do primeiro grau.
- Capacidade dos alunos em resolver problemas envolvendo funções do primeiro grau.
Ações do professor
- Introduzir o tema da aula e explicar a metodologia Rotação por estações.
- Auxiliar os alunos durante as estações e esclarecer possíveis dúvidas.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Propor uma atividade prática para aplicação dos conhecimentos adquiridos.
- Fazer uma revisão dos principais pontos abordados na aula.
Ações do aluno
- Participar ativamente das estações e tirar dúvidas com o professor.
- Representar graficamente uma função do primeiro grau.
- Interpretar o gráfico de uma função do primeiro grau.
- Resolver problemas envolvendo funções do primeiro grau.
- Aplicar os conhecimentos adquiridos em uma atividade prática.