Aula sobre Funcao Do Primeiro Grau Funcao Afim

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A função do primeiro grau, também conhecida como função afim, é uma das funções mais importantes da Matemática. Ela é utilizada em diversas áreas, como na economia, na física e na engenharia. Por exemplo, em economia, a função do primeiro grau é utilizada para calcular o lucro de uma empresa em função do número de produtos vendidos. Já na física, ela é utilizada para calcular a velocidade de um objeto em função do tempo. Nesta aula, os alunos irão aprender a associar uma equação linear de 1º grau com duas incógnitas a uma reta no plano cartesiano, utilizando a metodologia ativa Rotação por estações.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema da aula, explicando o que é uma função do primeiro grau e como ela pode ser representada graficamente. Em seguida, apresente a metodologia Rotação por estações e explique como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Representação gráfica

    Os alunos devem ir para a primeira estação, onde irão aprender a representar graficamente uma função do primeiro grau. Disponibilize uma folha com um plano cartesiano e algumas equações lineares de 1º grau. Os alunos devem escolher uma equação e representá-la graficamente no plano cartesiano.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Interpretação do gráfico

    Na segunda estação, os alunos devem aprender a interpretar o gráfico de uma função do primeiro grau. Disponibilize algumas folhas com gráficos de funções do primeiro grau e algumas questões para os alunos responderem, como por exemplo: "Qual é o coeficiente angular da reta?", "Qual é o ponto de intersecção com o eixo y?".

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Resolução de problemas

    Na terceira estação, os alunos devem aprender a resolver problemas envolvendo funções do primeiro grau. Disponibilize algumas folhas com problemas para os alunos resolverem, como por exemplo: "Uma empresa vendeu 100 produtos e obteve um lucro de R$ 500,00. Qual é o lucro obtido pela empresa se ela vender 150 produtos?".

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos devem se reunir em grupos para discutir o que aprenderam nas estações e tirar dúvidas. Circule pela sala para auxiliar os alunos e esclarecer possíveis dúvidas.

  6. Etapa 6 - Aplicação prática

    Os alunos devem aplicar o que aprenderam em uma atividade prática. Disponibilize uma folha com um problema envolvendo uma função do primeiro grau e os alunos deverão resolvê-lo utilizando as habilidades que desenvolveram nas estações.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula fazendo uma revisão dos principais pontos abordados e tirando possíveis dúvidas dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em associar uma equação linear de 1º grau com duas incógnitas a uma reta no plano cartesiano.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em resolver problemas envolvendo funções do primeiro grau.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em representar graficamente uma função do primeiro grau.
  • Habilidade dos alunos em interpretar o gráfico de uma função do primeiro grau.
  • Capacidade dos alunos em resolver problemas envolvendo funções do primeiro grau.

Ações do professor

  • Introduzir o tema da aula e explicar a metodologia Rotação por estações.
  • Auxiliar os alunos durante as estações e esclarecer possíveis dúvidas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Propor uma atividade prática para aplicação dos conhecimentos adquiridos.
  • Fazer uma revisão dos principais pontos abordados na aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das estações e tirar dúvidas com o professor.
  • Representar graficamente uma função do primeiro grau.
  • Interpretar o gráfico de uma função do primeiro grau.
  • Resolver problemas envolvendo funções do primeiro grau.
  • Aplicar os conhecimentos adquiridos em uma atividade prática.