Aula sobre Funcao Do Primeiro Grau Funcao Afim

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A função do primeiro grau, também conhecida como função afim, é uma das mais importantes da Matemática. Ela é utilizada em diversas áreas, como na Economia, na Física e na Engenharia. A função afim é uma equação do tipo y = ax + b, onde a e b são números reais e a é diferente de zero. Ela representa uma reta no plano cartesiano e é muito útil para analisar situações que envolvem variações de grandezas. Nesta aula, os alunos irão aprender a associar uma equação linear de 1º grau com duas incógnitas a uma reta no plano cartesiano, utilizando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e criando um template de Dinâmica dos 3 Qs.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Antes da aula, disponibilize um vídeo explicativo sobre função afim e pedir para os alunos assistirem em casa. Na aula, faça uma revisão rápida sobre o tema e tirar dúvidas.

  2. Etapa 2 - Estudo prévio

    Apresente exemplos práticos de situações que envolvem função afim, como o cálculo do preço de um produto em função da quantidade vendida, a variação da temperatura em função do tempo, entre outros.

  3. Etapa 3 - Criação do template

    Os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena, Que tal. Explique como utilizar essa ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos devem trabalhar em grupos para resolver exercícios sobre função afim, utilizando a metodologia de Sala de Aula Invertida. Disponibilize materiais de apoio, como livros e apostilas, para que os alunos possam consultar.

  5. Etapa 5 - Apresentação das resoluções

    Cada grupo deve apresentar suas resoluções e o professor deve fazer uma discussão em sala de aula sobre as soluções encontradas.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Os alunos devem utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e dar feedback a você.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma síntese da aula e reforce os conceitos aprendidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em associar uma equação linear de 1º grau com duas incógnitas a uma reta no plano cartesiano.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo e resolver problemas em equipe.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em associar uma equação linear de 1º grau com duas incógnitas a uma reta no plano cartesiano.
  • Participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Capacidade dos alunos em trabalhar em grupo e resolver problemas em equipe.

Ações do professor

  • Disponibilizar materiais de apoio para os alunos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Fazer uma discussão em sala de aula sobre as soluções encontradas pelos grupos.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo explicativo sobre função afim antes da aula.
  • Trabalhar em grupo para resolver os exercícios propostos.
  • Utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e dar feedback ao professor.