Aula sobre Funcoes Parte 2

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Nesta aula, vamos aprofundar o estudo sobre funções, que são relações matemáticas entre duas variáveis. Vamos entender como representar essas funções numericamente, algébrica e graficamente, e como analisar situações que envolvam relações funcionais entre duas variáveis.

  1. Etapa 1 - Empatia

    Os alunos devem criar um mapa de empatia, contendo os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é entender como as funções estão presentes no cotidiano dos alunos e como eles se relacionam com esse tema.

  2. Etapa 2 - Definição

    O professor deve apresentar o conceito de função e suas representações numérica, algébrica e gráfica. Em seguida, deve explicar como analisar situações que envolvam relações funcionais entre duas variáveis.

  3. Etapa 3 - Ideação

    Os alunos devem trabalhar em grupos para criar exemplos práticos de funções e suas representações numérica, algébrica e gráfica. O objetivo é estimular a criatividade e a aplicação dos conceitos aprendidos.

  4. Etapa 4 - Prototipação

    Cada grupo deve apresentar seus exemplos práticos para a turma. O professor deve estimular a discussão e a análise crítica dos exemplos apresentados.

  5. Etapa 5 - Teste

    Os alunos devem resolver exercícios sobre funções e suas representações numérica, algébrica e gráfica. O professor deve acompanhar o desenvolvimento dos alunos e tirar dúvidas.

  6. Etapa 6 - Implementação

    Os alunos devem aplicar os conceitos aprendidos em situações do cotidiano, como análise de gráficos e tabelas.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    O professor deve avaliar o desempenho dos alunos com base nos critérios abaixo:

Intencionalidades pedagógicas

  • Compreender o conceito de função e suas representações numérica, algébrica e gráfica.
  • Analisar situações que envolvam relações funcionais entre duas variáveis.
  • Aplicar os conceitos aprendidos em situações do cotidiano.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do conceito de função e suas representações numérica, algébrica e gráfica.
  • Habilidade em analisar situações que envolvam relações funcionais entre duas variáveis.
  • Capacidade de aplicar os conceitos aprendidos em situações do cotidiano.

Ações do professor

  • Estimular a criatividade e a aplicação dos conceitos aprendidos.
  • Acompanhar o desenvolvimento dos alunos e tirar dúvidas.
  • Avaliar o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Criar exemplos práticos de funções e suas representações numérica, algébrica e gráfica.
  • Resolver exercícios sobre funções e suas representações numérica, algébrica e gráfica.
  • Aplicar os conceitos aprendidos em situações do cotidiano.