Aula sobre Funcoes Parte 2

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Nesta aula, vamos trabalhar o tema "Funções - parte 2". As funções são muito importantes na Matemática e estão presentes em várias situações do nosso cotidiano, como no cálculo de juros de uma conta bancária, na relação entre a velocidade e o tempo de um automóvel e na análise de gráficos de vendas de uma empresa. Nessa aula, vamos utilizar a metodologia ativa Rotação por estações para que os alunos possam compreender as funções como relações de dependência unívoca entre duas variáveis e suas representações numérica, algébrica e gráfica.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema, explicando o que são funções e como elas podem ser representadas. Serão apresentados exemplos práticos e didáticos para que os alunos possam compreender melhor o assunto.

  2. Etapa 2 - Explicação

    Divida os alunos em grupos e explique a metodologia rotação por estação e atividade de estação que terão que concluir.

  3. Etapa 3 - Estação 1 - Representação Numérica

    Nesta estação, os alunos irão trabalhar com a representação numérica das funções. Serão apresentados exercícios para que os alunos possam praticar e fixar o conteúdo.

  4. Etapa 4 - Estação 2 - Representação Algébrica

    Nesta estação, os alunos irão trabalhar com a representação algébrica das funções. Serão apresentados exercícios para que os alunos possam praticar e fixar o conteúdo.

  5. Etapa 5 - Estação 3 - Representação Gráfica

    Nesta estação, os alunos irão trabalhar com a representação gráfica das funções. Serão apresentados exercícios para que os alunos possam praticar e fixar o conteúdo.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma revisão do conteúdo apresentado e responda dúvidas dos alunos, retomando pontos da matéria que não foram entendidos.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos e peça para que eles tragam sua percepção em relação a atividade

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em compreender as funções como relações de dependência unívoca entre duas variáveis e suas representações numérica, algébrica e gráfica.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento através da metodologia ativa Rotação por estações.
  • Promover a interação entre os alunos e a troca de conhecimentos durante as atividades propostas.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do conceito de função e suas representações numérica, algébrica e gráfica.
  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Resolução correta dos exercícios apresentados.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos para facilitar a compreensão do conteúdo pelos alunos.
  • Orientar os alunos durante as atividades propostas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Colaborar com os colegas durante as atividades.
  • Tirar dúvidas com o professor durante a aula.