Aula sobre Funcoes Sintaticas Sujeitos Objetos E Adjuntos Adnominais
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas
Por que usar essa metodologia?
- Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
- Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.
Exemplos práticos:
1\. O cachorro _(sujeito)_ latiu para o carteiro _(objeto)_.
2\. Maria _(sujeito)_ comprou um lindo vestido vermelho _(objeto)_ para a festa.
3\. O professor _(sujeito)_ explicou a lição _(objeto)_ com muita clareza.
4\. O carro _(sujeito)_ do meu vizinho _(adjunto adnominal)_ é muito barulhento.
5\. Aquela casa (sujeito) com telhado azul _(adjunto adnominal)_ é muito bonita.
6\. O médico _(sujeito)_ receitou um remédio _(objeto)_ para a dor de cabeça _(adjunto adnominal)_.
Etapa 1 - Apresentação do problema e formação de grupos
Divida a sala em grupos de 4 ou 5 alunos. Inicie a aula distribuindo aos grupos textos ou frases que contenham sujeito, objetos e adjuntos adnominais. Escreva no quadro a seguinte frase: _"Como podemos identificar e diferenciar as funções sintáticas de sujeitos, objetos e adjuntos adnominais em textos lidos e em produções próprias?"_Etapa 2 - Pesquisa e discussão
Oriente os alunos que cada grupo deve ler os textos recebidos e identificar as funções sintáticas nas orações, destacando os sujeitos, os objetos e os adjuntos adnominais, discutindo coletivamente qual é a melhor forma de diferenciá-los. Peça que eles registrem suas respostas no caderno.Etapa 3 - Apresentação
Cada grupo deve apresentar seus registros para a turma, explicando como encontraram os sujeitos, os objetos e os adjuntos adnominais nos textos e frases.Etapa 4 - Produção de texto
Ainda em grupos, explique aos alunos que eles devem produzir um texto curto utilizando os verbos de ligação "ser", "estar", "ficar", "parecer" e "permanecer" e identificar as funções sintáticas de sujeitos, objetos e adjuntos adnominais presentes em suas produções.Etapa 5 - Apresentação
Após produzirem os seus textos, os alunos devem apresentar os textos para a turma, destacando suas funções sintáticas.
Intencionalidades pedagógicas
- Identificar e diferenciar as funções sintáticas de sujeitos, objetos e adjuntos adnominais;
- Utilizar corretamente os verbos de ligação "ser", "estar", "ficar", "parecer" e "permanecer";
- Produzir textos coerentes e coesos;
- Trabalhar em equipe e de forma colaborativa.
Critérios de avaliação
- Identificação correta das funções sintáticas de sujeitos, objetos e adjuntos adnominais.
- Utilização correta dos verbos de ligação.
- Coerência e coesão do texto produzido.
Ações do professor
- Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos;
- Orientar e acompanhar a pesquisa e discussão dos grupos;
- Avaliar as produções dos alunos e dar feedbacks.
Ações do aluno
- Identificar as funções sintáticas de sujeitos, objetos e adjuntos adnominais em textos e frases;
- Discutir em grupo a melhor forma de diferenciá-las;
- Produzir um texto utilizando os verbos de ligação "ser", "estar", "ficar", "parecer" e "permanecer".