Aula sobre Funcoes Sintaticas Sujeitos Objetos E Adjuntos Adnominais

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


Antes de iniciar a atividade, faça uma breve contextualização sobre o tema. Explique aos alunos que as funções sintáticas são responsáveis por estabelecer as relações entre as palavras em uma frase. Mostre exemplos práticos de frases e explique qual é a função sintática de cada palavra. Em seguida, apresente o tema principal da aula: sujeitos, objetos e adjuntos adnominais.

Exemplos práticos:

1\. O cachorro _(sujeito)_ latiu para o carteiro _(objeto)_.

2\. Maria _(sujeito)_ comprou um lindo vestido vermelho _(objeto)_ para a festa.

3\. O professor _(sujeito)_ explicou a lição _(objeto)_ com muita clareza.

4\. O carro _(sujeito)_ do meu vizinho _(adjunto adnominal)_ é muito barulhento.

5\. Aquela casa (sujeito) com telhado azul _(adjunto adnominal)_ é muito bonita.

6\. O médico _(sujeito)_ receitou um remédio _(objeto)_ para a dor de cabeça _(adjunto adnominal)_.


  1. Etapa 1 - Apresentação do problema e formação de grupos

    Divida a sala em grupos de 4 ou 5 alunos. Inicie a aula distribuindo aos grupos textos ou frases que contenham sujeito, objetos e adjuntos adnominais. Escreva no quadro a seguinte frase: _"Como podemos identificar e diferenciar as funções sintáticas de sujeitos, objetos e adjuntos adnominais em textos lidos e em produções próprias?"_

  2. Etapa 2 - Pesquisa e discussão

    Oriente os alunos que cada grupo deve ler os textos recebidos e identificar as funções sintáticas nas orações, destacando os sujeitos, os objetos e os adjuntos adnominais, discutindo coletivamente qual é a melhor forma de diferenciá-los. Peça que eles registrem suas respostas no caderno.

  3. Etapa 3 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar seus registros para a turma, explicando como encontraram os sujeitos, os objetos e os adjuntos adnominais nos textos e frases.

  4. Etapa 4 - Produção de texto

    Ainda em grupos, explique aos alunos que eles devem produzir um texto curto utilizando os verbos de ligação "ser", "estar", "ficar", "parecer" e "permanecer" e identificar as funções sintáticas de sujeitos, objetos e adjuntos adnominais presentes em suas produções.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Após produzirem os seus textos, os alunos devem apresentar os textos para a turma, destacando suas funções sintáticas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar e diferenciar as funções sintáticas de sujeitos, objetos e adjuntos adnominais;
  • Utilizar corretamente os verbos de ligação "ser", "estar", "ficar", "parecer" e "permanecer";
  • Produzir textos coerentes e coesos;
  • Trabalhar em equipe e de forma colaborativa.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta das funções sintáticas de sujeitos, objetos e adjuntos adnominais.
  • Utilização correta dos verbos de ligação.
  • Coerência e coesão do texto produzido.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos;
  • Orientar e acompanhar a pesquisa e discussão dos grupos;
  • Avaliar as produções dos alunos e dar feedbacks.

Ações do aluno

  • Identificar as funções sintáticas de sujeitos, objetos e adjuntos adnominais em textos e frases;
  • Discutir em grupo a melhor forma de diferenciá-las;
  • Produzir um texto utilizando os verbos de ligação "ser", "estar", "ficar", "parecer" e "permanecer".