Aula sobre Funcoes Sintaticas Sujeitos Objetos E Adjuntos Adnominais

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


Nesta atividade, utilizando a metodologia ativa Cultura Maker, os alunos serão envolvidos em uma jornada de exploração e criação relacionada às funções sintáticas: sujeitos, objetos e adjuntos adnominais. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em diferenciar e identificar essas funções em um texto, para promover uma compreensão mais profunda da estrutura da língua. Ao longo das etapas, os alunos serão desafiados a trabalhar em equipe, utilizar recursos disponíveis e colocar em prática sua criatividade e habilidades de análise. Por meio da Cultura Maker, eles terão a oportunidade de se tornarem protagonistas de seu aprendizado, experimentando, criando e compartilhando conhecimentos de maneira ativa e significativa.

  1. Etapa 1 - Introdução e exploração inicial

    Apresente o tema das funções sintáticas: sujeitos, objetos e adjuntos adnominais, destacando sua importância na estruturação de um texto. Os alunos discutem em grupos pequenos as características e diferenças entre as três funções sintáticas, compartilhando suas ideias e conhecimentos prévios.

  2. Etapa 2 - Criação de exemplos visuais

    Os alunos são divididos em equipes e recebem a tarefa de criar exemplos visuais que representem cada uma das funções sintáticas. Eles podem usar materiais disponíveis na sala de aula ou tecnologias como papel, lápis, canetas coloridas, colagem, ou até mesmo recursos digitais. Cada equipe apresenta seu exemplo visual aos demais colegas, explicando como ele representa uma das funções sintáticas estudadas.

  3. Etapa 3 - Análise de textos

    Os alunos recebem um conjunto de textos curtos e variados, que podem ser trechos de livros, notícias, poesias ou artigos. Eles devem identificar as funções sintáticas presentes em cada texto, destacando os sujeitos, objetos e adjuntos adnominais. Em grupos, os alunos discutem e compartilham suas análises, comparando as diferentes interpretações e justificando suas escolhas.

  4. Etapa 4 - Elaboração de um projeto em grupo

    As equipes são desafiadas a criar um projeto que envolva a representação visual das funções sintáticas em um contexto real ou fictício. Pode ser um jogo, um livro ilustrado, um vídeo explicativo ou qualquer outra forma criativa que permita demonstrar o entendimento das funções sintáticas. Os grupos trabalham em conjunto para elaborar o projeto, considerando a clareza na diferenciação das funções sintáticas e a originalidade na abordagem.

  5. Etapa 5 - Apresentação e reflexão

    Cada equipe apresenta seu projeto para a turma, explicando como utilizaram as funções sintáticas de forma diferenciada. Após as apresentações, os alunos participam de uma discussão em grupo sobre as diferentes abordagens e estratégias utilizadas, refletindo sobre a importância das funções sintáticas na construção de um texto coerente e bem estruturado.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de diferenciar as funções sintáticas em um texto;
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico na representação visual das funções sintáticas;
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe na criação de projetos;
  • Incentivar a análise textual e a reflexão sobre a estrutura linguística.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em identificar corretamente as funções sintáticas nos exemplos visuais e nos textos analisados;
  • Originalidade e criatividade na criação do projeto em grupo;
  • Participação ativa e colaboração na discussão em grupo;
  • Clareza na apresentação e capacidade de explicar as escolhas realizadas no projeto.

Ações do professor

  • Apresentar o tema das funções sintáticas: sujeitos, objetos e adjuntos adnominais;
  • Facilitar a discussão em grupos sobre as características e diferenças entre as funções sintáticas;
  • Orientar os alunos na criação dos exemplos visuais, fornecendo suporte e feedback quando necessário;
  • Distribuir os textos para análise e fornecer direcionamentos para a identificação das funções sintáticas;
  • Acompanhar as discussões em grupo durante a análise dos textos, esclarecendo dúvidas e estimulando a participação ativa dos alunos;
  • Orientar as equipes na elaboração do projeto em grupo, oferecendo sugestões e auxiliando no desenvolvimento das ideias;
  • Organizar o momento de apresentação dos projetos, mediando as discussões após cada apresentação e incentivando a reflexão sobre as diferentes abordagens.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo sobre as funções sintáticas, compartilhando ideias e conhecimentos prévios;
  • Trabalhar em equipe na criação dos exemplos visuais, utilizando materiais disponíveis na sala de aula ou recursos digitais;
  • Analisar os textos fornecidos, identificando as funções sintáticas presentes e justificando suas escolhas;
  • Discutir em grupo as análises realizadas nos textos, comparando diferentes interpretações e argumentando suas decisões;
  • Colaborar na elaboração do projeto em grupo, contribuindo com ideias criativas e garantindo a clareza na diferenciação das funções sintáticas;
  • Apresentar o projeto para a turma, explicando de forma clara e coerente as escolhas realizadas e a representação visual das funções sintáticas;
  • Participar das discussões após as apresentações, compartilhando impressões, reflexões e contribuindo para a troca de experiências entre os grupos.