Aula sobre Funcoes Sintaticas Sujeitos Objetos E Adjuntos Adnominais

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Nesta atividade, utilizando a metodologia ativa Design Sprint, os alunos serão desafiados a desenvolver a habilidade de diferenciar as funções sintáticas de sujeitos, objetos e adjuntos adnominais em um texto. Por meio de etapas como entender, esboçar, decidir, prototipar e testar, eles terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre as funções sintáticas e aplicá-los na análise de textos. O objetivo é promover uma compreensão mais sólida das estruturas linguísticas, permitindo que os alunos identifiquem e interpretem corretamente as diferentes funções sintáticas presentes em um texto. Ao longo do processo, os alunos trabalharão em grupos, compartilhando ideias, debatendo e colaborando para criar representações visuais que evidenciem as diferentes funções sintáticas.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente os conceitos de sujeito, objeto e adjunto adnominal, explicando suas definições e características. Os alunos realizam uma leitura coletiva de um texto curto, previamente selecionado pelo professor, destacando as diferentes funções sintáticas presentes. Promova uma discussão em sala de aula, incentivando os alunos a identificar e descrever as funções sintáticas presentes no texto.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos são divididos em grupos e recebem um novo texto para análise. Cada grupo deve identificar e destacar as funções sintáticas de sujeito, objeto e adjunto adnominal presentes no texto. Os grupos elaboram um esboço visual, como um mapa conceitual ou um diagrama, representando as funções sintáticas identificadas.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os grupos compartilham seus esboços visuais com a turma, explicando suas análises e discussões sobre as funções sintáticas. Em conjunto, a turma discute e compara as diferentes interpretações e identificações das funções sintáticas em cada grupo. Guie a discussão, fornecendo orientações e esclarecimentos quando necessário.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Com base nas discussões anteriores, os grupos revisam e aprimoram seus esboços visuais, incorporando os insights e correções compartilhados em sala de aula. Cada grupo cria um protótipo físico ou digital, utilizando recursos como papel, cartolina, ferramentas de desenho, ou aplicativos de criação visual, para representar as funções sintáticas de forma clara e visualmente atrativa.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os grupos apresentam seus protótipos à turma, explicando as escolhas e justificativas por trás de sua representação das funções sintáticas. A turma discute e fornece feedback sobre os protótipos, destacando pontos fortes e possíveis melhorias. Encerre a atividade com uma síntese das principais aprendizagens sobre as funções sintáticas e a sua importância na compreensão de um texto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em diferenciar as funções sintáticas de sujeitos, objetos e adjuntos adnominais em um texto;
  • Estimular a capacidade de análise e interpretação de elementos linguísticos em um contexto sintático;
  • Promover a colaboração e o trabalho em grupo na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante as etapas da atividade;
  • Capacidade de identificar corretamente as funções sintáticas de sujeitos, objetos e adjuntos adnominais em um texto;
  • Coerência e clareza na representação visual das funções sintáticas nos esboços e protótipos;
  • Habilidade de explicar e justificar as escolhas feitas na análise e representação das funções sintáticas;
  • Contribuição significativa para as discussões em grupo e para a construção coletiva do conhecimento sobre as funções sintáticas.

Ações do professor

  • Apresentar os conceitos de sujeito, objeto e adjunto adnominal de forma clara e acessível;
  • Selecionar textos adequados para a leitura e análise dos alunos;
  • Orientar e auxiliar os alunos na identificação e análise das funções sintáticas;
  • Promover discussões em sala de aula para compartilhar conhecimentos, esclarecer dúvidas e promover a reflexão sobre as funções sintáticas;
  • Fornecer feedback e orientações durante a fase de prototipagem e apresentação dos trabalhos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões e atividades propostas pelo professor;
  • Realizar a leitura e análise dos textos, identificando as funções sintáticas de sujeitos, objetos e adjuntos adnominais;
  • Colaborar em grupos para discutir e aprimorar as análises sintáticas, criando esboços visuais e protótipos;
  • Apresentar os resultados de forma clara e justificar suas escolhas nas representações visuais;
  • Interagir com os outros grupos, fornecendo feedback construtivo e participando das discussões coletivas.