Aula sobre Funcoes Sintaticas Sujeitos Objetos E Adjuntos Adnominais

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


A aula sobre funções sintáticas é importante para que os alunos compreendam como as palavras se organizam em uma frase, garantindo a coerência e a coesão textual. Explique aos alunos que sujeito, objeto e adjunto adnominal são elementos essenciais para a compreensão de frases e textos em Português.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique a importância das funções sintáticas de sujeito, objeto e adjunto adnominal na construção do sentido de uma frase.

  2. Etapa 2 - Estudo de caso

    Apresente um estudo de caso para que os alunos possam analisar as funções sintáticas em um texto. O estudo de caso pode ser um trecho de um livro ou uma notícia de jornal em que os alunos consigam identificar as funções sintáticas de sujeito, objeto e adjunto adnominal no texto.

  3. Etapa 3 - Criação do template de infográfico

    Os alunos devem criar um template de infográfico com lacunas para preencher com informações sobre as funções sintáticas estudadas. O objetivo é que os alunos sejam os protagonistas do próprio aprendizado, criando um material que servirá de apoio para o estudo de caso.

  4. Etapa 4 - Preenchimento do template de infográfico

    Os alunos devem preencher o template de infográfico com informações sobre as funções sintáticas do estudo de caso apresentado. O objetivo é que eles possam aplicar o conhecimento adquirido na análise do texto.

  5. Etapa 5 - Socialização do infográfico

    Os alunos devem apresentar à turma o infográfico criado em grupo. O objetivo é que eles possam compartilhar o que aprenderam e receber feedback dos colegas.

  6. Etapa 6 - Exercícios práticos

    Proponha exercícios práticos para que os alunos possam aplicar o conhecimento adquirido sobre as funções sintáticas de sujeito, objeto e adjunto adnominal a fim de que eles fixem o conteúdo aprendido.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos considerando os critérios estabelecidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de diferenciar em textos lidos e em produções próprias o efeito de sentido do uso dos verbos de ligação “ser”, “estar”, “ficar”, “parecer” e “permanecer”;
  • Compreender a importância das funções sintáticas de sujeito, objeto e adjunto adnominal na construção do sentido de uma frase;
  • Desenvolver a habilidade de analisar textos em relação às funções sintáticas de sujeito, objeto e adjunto adnominal.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta das funções sintáticas de sujeito, objeto e adjunto adnominal;
  • Participação ativa na criação do infográfico e na socialização do material;
  • Desempenho satisfatório nos exercícios práticos propostos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância das funções sintáticas;
  • Propor um estudo de caso para análise das funções sintáticas;
  • Acompanhar e orientar os alunos na criação do template de infográfico;
  • Propor exercícios práticos para a fixação do conteúdo;
  • Avaliar o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Analisar o texto apresentado pelo professor em relação às funções sintáticas de sujeito, objeto e adjunto adnominal;
  • Criar um template de infográfico com lacunas a serem preenchidas;
  • Preencher o template de infográfico com informações sobre as funções sintáticas de sujeito, objeto e adjunto adnominal;
  • Socializar o infográfico criado em grupo;
  • Realizar os exercícios práticos propostos pelo professor.