Aula sobre Funcoes Sintaticas Sujeitos Objetos E Adjuntos Adnominais

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Os conceitos de sujeito, objeto e adjunto adnominal são fundamentais para a compreensão do funcionamento da língua portuguesa. Eles são responsáveis por estabelecer as relações entre as palavras em uma frase e são essenciais na construção do sentido dos textos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique a importância de compreender esses conceitos para a leitura e a produção de texto.

  2. Etapa 2 - Leitura compartilhada

    Selecione um texto curto com exemplos que evidenciem as funções sintáticas de sujeito, objeto e adjunto adnominal. Em seguida, realize a leitura compartilhada do texto com a turma.

  3. Etapa 3 - Debate Crítico

    Divida a turma em grupos de modo que cada grupo receba um trecho do texto lido para analisar. Os grupos deverão discutir sobre as funções sintáticas de sujeito, objeto e adjunto adnominal presentes no trecho e a importância dessas funções para a compreensão do sentido do texto.

  4. Etapa 4 - Criação do Template de avaliação

    Cada grupo deverá criar um template de avaliação por rubrica com os critérios: “Não desenvolvido”, “Parcialmente Desenvolvido” e “Plenamente Desenvolvido” para avaliar a compreensão e a identificação das funções sintáticas.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos templates

    Os grupos deverão apresentar seus templates de avaliação e discutir sobre os critérios estabelecidos.

  6. Etapa 6 - Produção escrita

    A turma deverá produzir um texto individual, utilizando os conceitos de sujeito, objeto e adjunto adnominal, com base nos trechos analisados pelos grupos e seguindo as orientações do template de avaliação.

  7. Etapa 7 - Socialização e avaliação

    Os alunos deverão socializar suas produções com a turma e avaliar as produções de seus colegas com base nos critérios estabelecidos no template de avaliação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de diferenciar as funções sintáticas de sujeito, objeto e adjunto adnominal em textos lidos e produções próprias;
  • Refletir sobre a importância da função sintática na construção do sentido dos textos;
  • Aprender a produzir textos utilizando os conceitos de sujeito, objeto e adjunto adnominal.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta das funções sintáticas de sujeito, objeto e adjunto adnominal;
  • Utilização adequada dos conceitos de sujeito, objeto e adjunto adnominal na produção textual;
  • Participação e colaboração durante as atividades em grupo.

Ações do professor

  • Selecionar um texto curto com exemplos que evidenciem as funções sintáticas de sujeito, objeto e adjunto adnominal;
  • Orientar a discussão em grupo sobre as funções sintáticas;
  • Orientar a produção textual com base nos conceitos apresentados.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo;
  • Criar e apresentar o template de avaliação por rubrica;
  • Produzir um texto individual utilizando os conceitos de sujeito, objeto e adjunto adnominal.