Aula sobre Funcoes Sintaticas Sujeitos Objetos E Adjuntos Adnominais
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da atividade e explique brevemente o que são as funções sintáticas. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos e encaminhados para as estações.Etapa 2 - Rotação por estações
Estação 1 - SujeitoNa primeira estação, os alunos irão trabalhar com a função sintática de sujeito. Eles irão ler um texto e identificar o sujeito em cada frase. Em seguida, irão escrever frases com diferentes tipos de sujeito, como simples, composto, oculto e indeterminado.
Estação 2 - Objeto
Na segunda estação, os alunos irão trabalhar com a função sintática de objeto. Eles irão ler um texto e identificar o objeto direto e objeto indireto em cada frase. Em seguida, irão escrever frases com diferentes tipos de objeto, como direto ou indireto.
Estação 3 - Adjunto adnominal
Na terceira estação, os alunos irão trabalhar com a função sintática de adjunto adnominal. Eles irão ler um texto e identificar os adjuntos adnominais em cada frase. Em seguida, irão escrever frases com diferentes tipos de adjunto adnominal.
Etapa 3 - Socialização
Na última etapa, os alunos irão se reunir em sala e compartilhar o que aprenderam em cada estação. Incentive a discussão e esclarecer possíveis dúvidas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em diferenciar as funções sintáticas em textos lidos e produções próprias;
- Estimular a participação ativa dos alunos na aprendizagem;
- Promover a interação e a colaboração entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Identificação correta das funções sintáticas em textos lidos;
- Produção de frases com diferentes tipos de sujeito, objeto e adjunto adnominal;
- Participação ativa nas atividades propostas;
- Colaboração com os colegas.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar as atividades;
- Orientar e esclarecer dúvidas dos alunos;
- Estimular a participação ativa dos alunos;
- Incentivar a colaboração e a interação entre os alunos;
- Avaliar o desempenho dos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas;
- Colaborar com os colegas;
- Identificar corretamente as funções sintáticas em textos lidos;
- Produzir frases com diferentes tipos de sujeito, objeto e adjunto adnominal;
- Tirar dúvidas com o professor e com os colegas.