Aula sobre Funcoes

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A aula de Funções é uma das mais importantes do Ensino Fundamental, pois é a base para o estudo de funções mais complexas no Ensino Médio. Nesta aula, os alunos irão compreender as funções como relações de dependência unívoca entre duas variáveis e suas representações numérica, algébrica e gráfica e utilizar esse conceito para analisar situações que envolvam relações funcionais entre duas variáveis.

  1. Etapa 1 - Problematização

    Apresente um problema que envolva a relação entre duas variáveis, como, por exemplo, a relação entre a quantidade de horas estudadas e a nota obtida em uma prova. Os alunos devem discutir em grupo e registrar no diário de bordo o problema apresentado.

  2. Etapa 2 - Geração de Alternativas

    Os alunos devem pensar em alternativas para resolver o problema apresentado, como, por exemplo, estudar mais horas, fazer exercícios extras, pedir ajuda ao professor, entre outras. Os alunos devem registrar no diário de bordo as alternativas pensadas.

  3. Etapa 3 - Solução

    Os alunos devem escolher a melhor alternativa para resolver o problema apresentado e justificar a escolha. Os alunos devem registrar no diário de bordo a solução escolhida.

  4. Etapa 4 - Conceituação

    Apresente o conceito de função e suas representações numérica, algébrica e gráfica. Os alunos devem registrar no diário de bordo o conceito apresentado.

  5. Etapa 5 - Exemplos Práticos

    Apresente exemplos práticos de funções, como, por exemplo, a relação entre a distância percorrida e o tempo gasto em uma viagem de carro. Os alunos devem registrar no diário de bordo os exemplos apresentados.

  6. Etapa 6 - Aplicação

    Os alunos devem aplicar o conceito de função e suas representações numérica, algébrica e gráfica nos problemas apresentados no diário de bordo. Auxilie os alunos na resolução dos problemas.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Os alunos devem apresentar o diário de bordo. Avalie a compreensão dos alunos sobre o conceito de função e suas representações numérica, algébrica e gráfica e a capacidade dos alunos em resolver problemas que envolvam relações funcionais entre duas variáveis.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em compreender as funções como relações de dependência unívoca entre duas variáveis e suas representações numérica, algébrica e gráfica.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo e registrar suas ideias no diário de bordo.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do conceito de função e suas representações numérica, algébrica e gráfica.
  • Capacidade de resolução de problemas que envolvam relações funcionais entre duas variáveis.
  • Capacidade de trabalhar em grupo e registrar suas ideias no diário de bordo.

Ações do professor

  • Apresentar um problema que envolva a relação entre duas variáveis.
  • Auxiliar os alunos na geração de alternativas e escolha da melhor solução.
  • Apresentar o conceito de função e suas representações numérica, algébrica e gráfica.
  • Apresentar exemplos práticos de funções.
  • Avaliar a compreensão dos alunos sobre o conceito de função e suas representações numérica, algébrica e gráfica.

Ações do aluno

  • Discutir em grupo e registrar no diário de bordo o problema apresentado.
  • Pensar em alternativas para resolver o problema apresentado e registrar no diário de bordo.
  • Escolher a melhor alternativa para resolver o problema apresentado e justificar a escolha no diário de bordo.
  • Registrar no diário de bordo o conceito de função e suas representações numérica, algébrica e gráfica.
  • Aplicar o conceito de função e suas representações numérica, algébrica e gráfica nos problemas apresentados no diário de bordo.