Aula sobre Funcoes

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A aula sobre Funções é importante para os alunos compreenderem as relações de dependência unívoca entre duas variáveis e suas representações numérica, algébrica e gráfica. Além disso, é fundamental para poderem analisar situações que envolvam relações funcionais entre duas variáveis. Para tornar a aula mais envolvente e didática, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos criarão um diário de bordo em grupo.

Exemplo prático:

Para exemplificar o conceito de Funções, utilize a relação entre a altura de uma pessoa e seu peso. Podemos mostrar aos alunos que, em geral, quanto maior a altura de uma pessoa, maior é o seu peso. Essa relação pode ser representada por uma função matemática.


  1. Etapa 1 - Problema

    Apresente o problema aos alunos: "Como podemos representar matematicamente a relação entre a altura e o peso de uma pessoa?".

  2. Etapa 2 - Geração de Alternativas

    Os alunos, em grupos, devem pesquisar e discutir possíveis formas de representar matematicamente essa relação. Eles podem utilizar livros didáticos, enciclopédias, dicionários, entre outros recursos analógicos.

  3. Etapa 3 - Solução

    Os grupos devem apresentar suas alternativas para a turma. Discuta com os alunos as diferentes formas de representação e explicar como a função matemática pode ser utilizada para analisar situações que envolvam relações funcionais entre duas variáveis.

  4. Etapa 4 - Criação do diário de bordo

    Os grupos devem criar um diário de bordo contendo as informações sobre a relação entre altura e peso. O diário deve conter os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.

  5. Etapa 5 - Desenvolvimento do diário de bordo

    Os grupos devem desenvolver o diário de bordo, utilizando recursos analógicos como papel, lápis, canetas coloridas, entre outros. Eles devem ilustrar a relação entre altura e peso e explicar como a função matemática pode ser utilizada para analisar essa relação.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos diários de bordo

    Os grupos devem apresentar seus diários de bordo para a turma. Avalie a qualidade das informações apresentadas e a criatividade na utilização dos recursos analógicos.

  7. Etapa 7 - Discussão em grupo

    A turma deve discutir as diferentes formas de representação da relação entre altura e peso e como a função matemática pode ser utilizada para analisar essa relação. Avalie a participação dos alunos na discussão.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em compreender as funções como relações de dependência unívoca entre duas variáveis e suas representações numérica, algébrica e gráfica.
  • Estimular a criatividade dos alunos na utilização de recursos analógicos para a criação do diário de bordo.
  • Promover a participação ativa dos alunos na discussão em grupo.

Critérios de avaliação

  • Qualidade das informações apresentadas no diário de bordo.
  • Criatividade na utilização de recursos analógicos.
  • Participação ativa na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o problema aos alunos.
  • Discutir com os alunos as diferentes formas de representação da relação entre altura e peso.
  • Avaliar a qualidade das informações apresentadas no diário de bordo.

Ações do aluno

  • Pesquisar e discutir possíveis formas de representar matematicamente a relação entre altura e peso.
  • Criar o diário de bordo utilizando recursos analógicos.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.