Aula sobre Funcoes

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


As funções são uma parte importante da Matemática, pois estão presentes em diversas áreas do conhecimento, como na Física, Química, Economia e Engenharia. Uma função é uma relação entre duas variáveis, em que cada valor da primeira variável corresponde a um único valor da segunda variável. Por exemplo, a relação entre a altura de uma pessoa e o seu peso é uma função, pois cada altura corresponde a um único peso. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as diferentes representações de uma função e como analisar situações que envolvam relações funcionais entre duas variáveis. A metodologia utilizada será a Cultura Maker, em que os alunos irão criar um diário de bordo em grupo para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Apresentação

    Apresente o tema da aula e explique o que é uma função, suas características e exemplos práticos. Os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas.

  2. Etapa 2 - Atividade prática - Problema

    Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo irá escolher um problema real que possa ser representado por uma função. Auxilie na escolha dos problemas e forneça exemplos. Os alunos deverão registrar o problema em seus diários de bordo.

  3. Etapa 3 - Atividade prática - Geração de Alternativas

    Cada grupo irá gerar alternativas para representar o problema escolhido, utilizando diferentes representações de funções, como tabelas, gráficos e equações. Auxilie na escolha das representações e forneça exemplos. Os alunos deverão registrar as alternativas em seus diários de bordo.

  4. Etapa 4 - Atividade prática - Solução

    Cada grupo irá escolher a melhor representação para o problema escolhido e justificar sua escolha. Os alunos deverão registrar a solução em seus diários de bordo.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo irá apresentar o problema escolhido e a solução encontrada para a turma. Auxilie na apresentação e forneça feedbacks. Os alunos deverão registrar os feedbacks em seus diários de bordo.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    A turma irá discutir sobre as diferentes representações de funções utilizadas pelos grupos e como elas podem ser aplicadas em outras situações. Auxilie na discussão e forneça exemplos. Os alunos deverão registrar as conclusões em seus diários de bordo.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula e reforce os principais conceitos aprendidos. Os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em compreender as funções como relações de dependência unívoca entre duas variáveis e suas representações numérica, algébrica e gráfica.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo dos alunos por meio da metodologia Cultura Maker.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em analisar situações que envolvam relações funcionais entre duas variáveis.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante as atividades práticas.
  • Qualidade das representações de funções escolhidas pelos grupos.
  • Justificativa clara e coerente da escolha da melhor representação para o problema escolhido.
  • Clareza e objetividade na apresentação dos resultados.
  • Participação na discussão em grupo e registro das conclusões no diário de bordo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e fornecer exemplos práticos.
  • Auxiliar na escolha dos problemas e das representações de funções.
  • Fornecer feedbacks durante as apresentações dos resultados.
  • Estimular a participação ativa dos alunos durante as atividades práticas.
  • Fazer uma conclusão sobre a aula e reforçar os principais conceitos aprendidos.

Ações do aluno

  • Escolher um problema real que possa ser representado por uma função.
  • Gerar alternativas para representar o problema escolhido, utilizando diferentes representações de funções.
  • Escolher a melhor representação para o problema escolhido e justificar sua escolha.
  • Apresentar o problema escolhido e a solução encontrada para a turma.
  • Participar da discussão em grupo e registrar as conclusões no diário de bordo.