Aula sobre Funcoes
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
As funções são uma parte importante da Matemática, pois estão presentes em diversas áreas do conhecimento, como na Física, Química, Economia e Engenharia. Uma função é uma relação entre duas variáveis, em que cada valor da primeira variável corresponde a um único valor da segunda variável. Por exemplo, a relação entre a altura de uma pessoa e o seu peso é uma função, pois cada altura corresponde a um único peso. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as diferentes representações de uma função e como analisar situações que envolvam relações funcionais entre duas variáveis. A metodologia utilizada será a Cultura Maker, em que os alunos irão criar um diário de bordo em grupo para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Apresentação
Apresente o tema da aula e explique o que é uma função, suas características e exemplos práticos. Os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas.Etapa 2 - Atividade prática - Problema
Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo irá escolher um problema real que possa ser representado por uma função. Auxilie na escolha dos problemas e forneça exemplos. Os alunos deverão registrar o problema em seus diários de bordo.Etapa 3 - Atividade prática - Geração de Alternativas
Cada grupo irá gerar alternativas para representar o problema escolhido, utilizando diferentes representações de funções, como tabelas, gráficos e equações. Auxilie na escolha das representações e forneça exemplos. Os alunos deverão registrar as alternativas em seus diários de bordo.Etapa 4 - Atividade prática - Solução
Cada grupo irá escolher a melhor representação para o problema escolhido e justificar sua escolha. Os alunos deverão registrar a solução em seus diários de bordo.Etapa 5 - Apresentação dos resultados
Cada grupo irá apresentar o problema escolhido e a solução encontrada para a turma. Auxilie na apresentação e forneça feedbacks. Os alunos deverão registrar os feedbacks em seus diários de bordo.Etapa 6 - Discussão em grupo
A turma irá discutir sobre as diferentes representações de funções utilizadas pelos grupos e como elas podem ser aplicadas em outras situações. Auxilie na discussão e forneça exemplos. Os alunos deverão registrar as conclusões em seus diários de bordo.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre a aula e reforce os principais conceitos aprendidos. Os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em compreender as funções como relações de dependência unívoca entre duas variáveis e suas representações numérica, algébrica e gráfica.
- Estimular a criatividade e o trabalho em grupo dos alunos por meio da metodologia Cultura Maker.
- Desenvolver a capacidade dos alunos em analisar situações que envolvam relações funcionais entre duas variáveis.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante as atividades práticas.
- Qualidade das representações de funções escolhidas pelos grupos.
- Justificativa clara e coerente da escolha da melhor representação para o problema escolhido.
- Clareza e objetividade na apresentação dos resultados.
- Participação na discussão em grupo e registro das conclusões no diário de bordo.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e fornecer exemplos práticos.
- Auxiliar na escolha dos problemas e das representações de funções.
- Fornecer feedbacks durante as apresentações dos resultados.
- Estimular a participação ativa dos alunos durante as atividades práticas.
- Fazer uma conclusão sobre a aula e reforçar os principais conceitos aprendidos.
Ações do aluno
- Escolher um problema real que possa ser representado por uma função.
- Gerar alternativas para representar o problema escolhido, utilizando diferentes representações de funções.
- Escolher a melhor representação para o problema escolhido e justificar sua escolha.
- Apresentar o problema escolhido e a solução encontrada para a turma.
- Participar da discussão em grupo e registrar as conclusões no diário de bordo.