Aula sobre Funcoes

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A aula sobre Funções é fundamental para o desenvolvimento do raciocínio lógico e matemático dos alunos. É importante que eles compreendam que as funções são relações de dependência unívoca entre duas variáveis e suas representações numérica, algébrica e gráfica. Além disso, é necessário que os alunos saibam utilizar esse conceito para analisar situações que envolvam relações funcionais entre duas variáveis.

  1. Etapa 1 - Mapa de Empatia

    Inicie a aula pedindo aos alunos que criem um mapa de empatia sobre o tema "Funções". O mapa deve conter os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Essa atividade tem como objetivo entender as percepções e conhecimentos prévios dos alunos sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Definição do problema

    Com base no mapa de empatia, identifique as principais dúvidas e dificuldades dos alunos em relação ao tema.

  3. Etapa 3 - Ideação

    Proponha aos alunos que, em grupos, criem exemplos práticos de situações que envolvam relações funcionais entre duas variáveis. Essa atividade tem como objetivo estimular a criatividade e a aplicação prática do conceito de funções.

  4. Etapa 4 - Prototipação

    Cada grupo deve apresentar seu exemplo prático para a turma. Incentive a discussão e a análise crítica dos exemplos apresentados.

  5. Etapa 5 - Teste

    Proponha aos alunos que, individualmente, resolvam exercícios sobre funções. Essa atividade tem como objetivo avaliar a compreensão dos alunos sobre o tema.

  6. Etapa 6 - Implementação

    Proponha aos alunos que, em grupos, criem um jogo analógico que envolva o conceito de funções. Essa atividade tem como objetivo estimular a criatividade e a aplicação prática do conceito de funções.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios definidos previamente.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em compreender as funções como relações de dependência unívoca entre duas variáveis e suas representações numérica, algébrica e gráfica.
  • Estimular a criatividade e a aplicação prática do conceito de funções.
  • Incentivar a análise crítica e a discussão em grupo.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do conceito de funções.
  • Participação nas atividades em grupo.
  • Desempenho nos exercícios individuais.

Ações do professor

  • Estimular a criatividade e a aplicação prática do conceito de funções.
  • Incentivar a análise crítica e a discussão em grupo.
  • Avaliar o desempenho dos alunos com base nos critérios definidos previamente.

Ações do aluno

  • Criar exemplos práticos de situações que envolvam relações funcionais entre duas variáveis.
  • Resolver exercícios sobre funções.
  • Criar um jogo analógico que envolva o conceito de funções.