Aula sobre Funcoes

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A aula de Funções é uma das mais importantes do Ensino Fundamental, pois é a base para o estudo de funções mais complexas no Ensino Médio. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre relações de dependência unívoca entre duas variáveis e suas representações numérica, algébrica e gráfica. Para tornar a aula mais envolvente e didática, utilizaremos a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos criarão um jogo de tabuleiro para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a metodologia ativa Gamificação. Em seguida, divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e entregue o material necessário para a criação do jogo de tabuleiro.

  2. Etapa 2 - Definição das regras

    Os alunos devem definir as regras do jogo, como o número de jogadores, o objetivo do jogo, as ações dos cards, entre outras.

  3. Etapa 3 - Criação do tabuleiro

    Os alunos devem criar o tabuleiro do jogo, com 51 casas, sendo que algumas casas terão ações específicas, como voltar algumas casas ou avançar algumas casas.

  4. Etapa 4 - Criação dos cards

    Os alunos devem criar os cards de perguntas e ações, que serão sorteados pelos jogadores durante o jogo. As perguntas devem estar relacionadas ao tema da aula e os jogadores devem responder corretamente para avançar no jogo.

  5. Etapa 5 - Teste do jogo

    Os grupos irão testar o jogo criado pelos outros grupos, para verificar se as regras estão claras e se o jogo está funcionando corretamente.

  6. Etapa 6 - Jogo

    Os grupos devem jogar o jogo criado por eles mesmos e pelos outros grupos. Acompanhe o jogo e tire dúvidas dos alunos.

  7. Etapa 7 - Discussão e avaliação

    Os alunos devem discutir sobre o jogo e sobre o tema da aula, destacando os pontos positivos e negativos do jogo. Avalie o desempenho dos alunos durante a criação do jogo e durante o jogo em si.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em compreender as funções como relações de dependência unívoca entre duas variáveis e suas representações numérica, algébrica e gráfica.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em aplicar o conhecimento adquirido em situações práticas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do jogo.
  • Desempenho durante o jogo, respondendo corretamente às perguntas relacionadas ao tema da aula.
  • Capacidade de aplicar o conhecimento adquirido em situações práticas.

Ações do professor

  • Explicar a metodologia ativa Gamificação e orientar os alunos na criação do jogo.
  • Acompanhar o desenvolvimento do jogo e tirar dúvidas dos alunos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos durante a criação do jogo e durante o jogo em si.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do jogo.
  • Criar perguntas relacionadas ao tema da aula.
  • Jogar o jogo criado pelos outros grupos e responder corretamente às perguntas relacionadas ao tema da aula.