Aula sobre Funcoes
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
A aula de Funções é uma das mais importantes do Ensino Fundamental, pois é a base para o estudo de funções mais complexas no Ensino Médio. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre relações de dependência unívoca entre duas variáveis e suas representações numérica, algébrica e gráfica. Para tornar a aula mais envolvente e didática, utilizaremos a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos criarão um jogo de tabuleiro para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e explique a metodologia ativa Gamificação. Em seguida, divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e entregue o material necessário para a criação do jogo de tabuleiro.Etapa 2 - Definição das regras
Os alunos devem definir as regras do jogo, como o número de jogadores, o objetivo do jogo, as ações dos cards, entre outras.Etapa 3 - Criação do tabuleiro
Os alunos devem criar o tabuleiro do jogo, com 51 casas, sendo que algumas casas terão ações específicas, como voltar algumas casas ou avançar algumas casas.Etapa 4 - Criação dos cards
Os alunos devem criar os cards de perguntas e ações, que serão sorteados pelos jogadores durante o jogo. As perguntas devem estar relacionadas ao tema da aula e os jogadores devem responder corretamente para avançar no jogo.Etapa 5 - Teste do jogo
Os grupos irão testar o jogo criado pelos outros grupos, para verificar se as regras estão claras e se o jogo está funcionando corretamente.Etapa 6 - Jogo
Os grupos devem jogar o jogo criado por eles mesmos e pelos outros grupos. Acompanhe o jogo e tire dúvidas dos alunos.Etapa 7 - Discussão e avaliação
Os alunos devem discutir sobre o jogo e sobre o tema da aula, destacando os pontos positivos e negativos do jogo. Avalie o desempenho dos alunos durante a criação do jogo e durante o jogo em si.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em compreender as funções como relações de dependência unívoca entre duas variáveis e suas representações numérica, algébrica e gráfica.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a capacidade dos alunos em aplicar o conhecimento adquirido em situações práticas.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na criação do jogo.
- Desempenho durante o jogo, respondendo corretamente às perguntas relacionadas ao tema da aula.
- Capacidade de aplicar o conhecimento adquirido em situações práticas.
Ações do professor
- Explicar a metodologia ativa Gamificação e orientar os alunos na criação do jogo.
- Acompanhar o desenvolvimento do jogo e tirar dúvidas dos alunos.
- Avaliar o desempenho dos alunos durante a criação do jogo e durante o jogo em si.
Ações do aluno
- Participar ativamente da criação do jogo.
- Criar perguntas relacionadas ao tema da aula.
- Jogar o jogo criado pelos outros grupos e responder corretamente às perguntas relacionadas ao tema da aula.