Aula sobre Funcoes

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


As funções são uma parte importante da Matemática e estão presentes em diversas situações do nosso cotidiano. Elas são utilizadas para descrever relações de dependência entre duas variáveis e podem ser representadas de diversas formas, como numérica, algébrica e gráfica. Nesta aula, os estudantes terão a oportunidade de aprender sobre funções e suas representações, utilizando recursos analógicos.

  1. Etapa 1 - Pré-aula

    Envie aos alunos um vídeo explicativo sobre funções e suas representações, para que eles possam assistir antes da aula. O vídeo deve ser curto e objetivo, com duração de até 10 minutos.

  2. Etapa 2 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explique os conceitos básicos de função e suas representações. Utilize exemplos práticos para ilustrar o conceito.

  3. Etapa 3 - Construção do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos devem construir em grupo um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena, Que tal. O template deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.

  4. Etapa 4 - Atividade em grupo

    Os alunos devem realizar uma atividade em grupo, na qual devem identificar situações do cotidiano que envolvem funções e representá-las de forma numérica, algébrica e gráfica.

  5. Etapa 5 - Apresentação das atividades

    Cada grupo deve apresentar suas atividades para a turma, explicando as situações do cotidiano que envolvem funções e como elas foram representadas de forma numérica, algébrica e gráfica.

  6. Etapa 6 - Avaliação individual

    Cada aluno deve utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar sua própria aprendizagem na atividade.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma síntese da aula e reforçar os conceitos aprendidos. Utilize exemplos práticos para ilustrar o conceito.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de compreender as funções como relações de dependência unívoca entre duas variáveis e suas representações numérica, algébrica e gráfica;
  • Estimular a autonomia e o protagonismo dos alunos na construção do conhecimento;
  • Compreender os conceitos básicos de função e suas representações;
  • Identificar situações do cotidiano que envolvem funções;
  • Compreender as diferentes formas de representação de funções.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão dos exemplos práticos;
  • Construção correta do template de Dinâmica dos 3 Qs;
  • Utilização correta do template para avaliar a atividade;
  • Identificar situações do cotidiano que envolvem funções;
  • Representação correta das funções de forma numérica, algébrica e gráfica.

Ações do professor

  • Tirar dúvidas e auxiliar os alunos quando necessário;
  • Selecionar um vídeo explicativo sobre funções e suas representações;
  • Preparar o material necessário para a construção do template de Dinâmica dos 3 Qs;
  • Explicar os conceitos básicos de função e suas representações;
  • Utilizar exemplos práticos para ilustrar o conceito.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo na realização das atividades;
  • Participar ativamente da atividade;
  • Assistir ao vídeo explicativo antes da aula;
  • Participar ativamente da construção do template de Dinâmica dos 3 Qs;
  • Utilizar o template para avaliar a própria aprendizagem.