Aula sobre Funcoes
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
As funções são uma parte importante da Matemática e estão presentes em diversas situações do nosso cotidiano. Elas são utilizadas para descrever relações de dependência entre duas variáveis e podem ser representadas de diversas formas, como numérica, algébrica e gráfica. Nesta aula, os estudantes terão a oportunidade de aprender sobre funções e suas representações, utilizando recursos analógicos.
Etapa 1 - Pré-aula
Envie aos alunos um vídeo explicativo sobre funções e suas representações, para que eles possam assistir antes da aula. O vídeo deve ser curto e objetivo, com duração de até 10 minutos.Etapa 2 - Apresentação do tema
Apresente o tema da aula e explique os conceitos básicos de função e suas representações. Utilize exemplos práticos para ilustrar o conceito.Etapa 3 - Construção do template de Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos devem construir em grupo um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena, Que tal. O template deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.Etapa 4 - Atividade em grupo
Os alunos devem realizar uma atividade em grupo, na qual devem identificar situações do cotidiano que envolvem funções e representá-las de forma numérica, algébrica e gráfica.Etapa 5 - Apresentação das atividades
Cada grupo deve apresentar suas atividades para a turma, explicando as situações do cotidiano que envolvem funções e como elas foram representadas de forma numérica, algébrica e gráfica.Etapa 6 - Avaliação individual
Cada aluno deve utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar sua própria aprendizagem na atividade.Etapa 7 - Encerramento
Faça uma síntese da aula e reforçar os conceitos aprendidos. Utilize exemplos práticos para ilustrar o conceito.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de compreender as funções como relações de dependência unívoca entre duas variáveis e suas representações numérica, algébrica e gráfica;
- Estimular a autonomia e o protagonismo dos alunos na construção do conhecimento;
- Compreender os conceitos básicos de função e suas representações;
- Identificar situações do cotidiano que envolvem funções;
- Compreender as diferentes formas de representação de funções.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na discussão dos exemplos práticos;
- Construção correta do template de Dinâmica dos 3 Qs;
- Utilização correta do template para avaliar a atividade;
- Identificar situações do cotidiano que envolvem funções;
- Representação correta das funções de forma numérica, algébrica e gráfica.
Ações do professor
- Tirar dúvidas e auxiliar os alunos quando necessário;
- Selecionar um vídeo explicativo sobre funções e suas representações;
- Preparar o material necessário para a construção do template de Dinâmica dos 3 Qs;
- Explicar os conceitos básicos de função e suas representações;
- Utilizar exemplos práticos para ilustrar o conceito.
Ações do aluno
- Trabalhar em grupo na realização das atividades;
- Participar ativamente da atividade;
- Assistir ao vídeo explicativo antes da aula;
- Participar ativamente da construção do template de Dinâmica dos 3 Qs;
- Utilizar o template para avaliar a própria aprendizagem.