Aula sobre Fundamentos Da Linguagem Cinematografica
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
A linguagem cinematográfica é uma forma de comunicação visual que utiliza elementos como enquadramento, movimento de câmera, luz, som e edição para contar histórias e transmitir mensagens. É uma linguagem presente em diversos aspectos do cotidiano dos estudantes, como filmes, séries, publicidade e até mesmo nas redes sociais.
Etapa 1 - Entender
O professor irá apresentar o tema da aula e explicar os conceitos básicos da linguagem cinematográfica, como enquadramento, plano, movimento de câmera, luz e som. Os alunos irão discutir em grupos sobre como esses elementos são utilizados em filmes e séries que eles conhecem.Etapa 2 - Esboçar
Os alunos irão criar um template de design sprint (imagem em anexo) com 5 etapas (entender, esboçar, decidir, prototipar, testar) e aplicá-lo ao tema da aula. Eles irão esboçar ideias sobre como os elementos da linguagem cinematográfica podem ser utilizados para contar histórias e transmitir mensagens.Etapa 3 - Decidir
Os alunos irão discutir em grupo sobre as ideias apresentadas na etapa anterior e decidir qual delas será desenvolvida na próxima etapa.Etapa 4 - Prototipar
Os alunos irão criar um roteiro e um storyboard para a ideia escolhida na etapa anterior. Eles irão utilizar os elementos da linguagem cinematográfica para construir uma narrativa audiovisual.Etapa 5 - Testar
Os alunos irão apresentar suas produções audiovisuais para a turma e discutir sobre como os elementos da linguagem cinematográfica foram utilizados para contar a história e transmitir a mensagem.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os elementos constitutivos das artes visuais na apreciação de diferentes produções artísticas.
- . Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
- Promover a compreensão sobre a linguagem cinematográfica e como ela é utilizada para contar histórias e transmitir mensagens.
Critérios de avaliação
- Utilização adequada dos elementos da linguagem cinematográfica na construção da narrativa audiovisual.
- Coerência entre a história contada e a mensagem transmitida.
- Criatividade na utilização dos elementos da linguagem cinematográfica.
- Participação ativa e colaboração em todas as etapas do Design Sprint.
- Apresentação clara e objetiva da produção audiovisual.
Ações do professor
- Apresentar os conceitos básicos da linguagem cinematográfica.
- Orientar os alunos na criação do template de design sprint.
- Estimular a discussão e a colaboração entre os alunos.
- Auxiliar os alunos na criação do roteiro e do storyboard.
- Avaliar as produções audiovisuais dos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente de todas as etapas do Design Sprint.
- Discutir em grupo sobre as ideias apresentadas.
- Criar um roteiro e um storyboard para a produção audiovisual.
- Utilizar adequadamente os elementos da linguagem cinematográfica na construção da narrativa.
- Apresentar a produção audiovisual de forma clara e objetiva.