Aula sobre Fundamentos Da Linguagem Cinematografica
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
A linguagem cinematográfica é uma das mais populares e influentes formas de arte do nosso tempo. Ela está presente em nossas vidas diárias, seja em filmes, séries, documentários ou até mesmo em publicidades.
Etapa 1 - Introdução
O professor irá apresentar o tema e explicar a metodologia Design Thinking.Etapa 2 - Análise de elementos constitutivos
Os alunos irão analisar um trecho de um filme, identificando os elementos constitutivos da linguagem cinematográfica. O professor irá ajudá-los a identificar e explicar cada elemento.Etapa 3 - Brainstorming
Os alunos irão discutir em grupo sobre o trecho do filme, identificando os pontos fortes e fracos da linguagem cinematográfica utilizada. Eles irão anotar suas ideias em post-its.Etapa 4 - Seleção de ideias
Os alunos irão selecionar as ideias mais relevantes e interessantes para trabalhar em grupo.Etapa 5 - Desenvolvimento de ideias
Os alunos irão trabalhar em grupo para desenvolver as ideias selecionadas, criando um storyboard ou roteiro para um curta-metragem.Etapa 6 - Apresentação
Cada grupo irá apresentar seu storyboard ou roteiro para a turma, explicando como utilizou os elementos constitutivos da linguagem cinematográfica e como as ideias foram desenvolvidas.Etapa 7 - Reflexão
Os alunos irão refletir sobre o processo de criação e apresentação, discutindo o que aprenderam e como podem aplicar esse conhecimento em outras situações.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os elementos constitutivos da linguagem cinematográfica.
- Estimular a criatividade e a colaboração em grupo.
- Desenvolver a empatia e a capacidade de entender diferentes perspectivas.
Critérios de avaliação
- Identificação correta dos elementos constitutivos da linguagem cinematográfica.
- Participação ativa no brainstorming e na seleção de ideias.
- Qualidade do storyboard ou roteiro desenvolvido.
- Habilidade na apresentação das ideias.
- Reflexão crítica sobre o processo de criação e apresentação.
Ações do professor
- Explicar claramente o tema e a metodologia Design Thinking.
- Auxiliar os alunos na identificação dos elementos constitutivos da linguagem cinematográfica.
- Estimular a criatividade e a colaboração em grupo.
- Orientar os alunos na apresentação das ideias.
- Estimular a reflexão crítica sobre o processo de criação e apresentação.
Ações do aluno
- Identificar corretamente os elementos constitutivos da linguagem cinematográfica.
- Participar ativamente do brainstorming e da seleção de ideias.
- Desenvolver um storyboard ou roteiro de qualidade.
- Apresentar as ideias de forma clara e objetiva.