Aula sobre Fundamentos Da Linguagem Cinematografica

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A linguagem cinematográfica é uma das formas mais populares de arte visual em todo o mundo. É uma forma de contar histórias, transmitir emoções e ideias, e pode ser encontrada em todos os lugares, desde filmes e programas de TV até vídeos de música e publicidade.

  1. Etapa 1 - Introdução

    O professor introduzirá o tema e explicará a metodologia da gamificação. Os alunos serão divididos em grupos de 3 ou 4 e receberão uma folha de papel em branco para começar a planejar seu jogo.

  2. Etapa 2 - Conceitos básicos

    Os alunos receberão uma lista de conceitos básicos da linguagem cinematográfica, como pontos de vista, enquadramentos e movimentos de câmera. Eles discutirão em grupo o que cada conceito significa e como pode ser aplicado em um jogo de tabuleiro.

  3. Etapa 3 - Criação do jogo

    Os alunos começarão a criar seu jogo de tabuleiro. Eles desenharão o tabuleiro com 51 casas (opcional) e criarão cartas de perguntas e ações. O objetivo do jogo será chegar ao final do tabuleiro, respondendo corretamente às perguntas e realizando as ações.

  4. Etapa 4 - Teste do jogo

    Os grupos trocarão seus jogos com outros grupos e testarão mutualmente. Eles darão feedback mutualmente sobre o que funciona e o que precisa ser melhorado.

  5. Etapa 5 - Discussão final

    O professor conduzirá uma discussão final sobre o que os alunos aprenderam sobre os fundamentos da linguagem cinematográfica e como eles aplicaram esses conceitos em seu jogo de tabuleiro.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os elementos constitutivos das artes visuais na apreciação de diferentes produções artísticas.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Promover o aprendizado de forma lúdica e divertida.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do jogo de tabuleiro.
  • Qualidade das perguntas e ações criadas para o jogo.
  • Compreensão dos conceitos básicos da linguagem cinematográfica.
  • Habilidade em aplicar esses conceitos no jogo de tabuleiro.
  • Feedback construtivo durante o teste do jogo.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e explicar a metodologia da gamificação.
  • Fornecer orientação e feedback durante a criação do jogo de tabuleiro.
  • Conduzir a discussão final sobre o que os alunos aprenderam.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Promover um ambiente de aprendizado lúdico e divertido.

Ações do aluno

  • Participar ativamente na criação do jogo de tabuleiro.
  • Criar perguntas e ações relevantes para o jogo.
  • Testar o jogo de outros grupos e dar feedback construtivo.
  • Demonstrar compreensão dos conceitos básicos da linguagem cinematográfica.
  • Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas durante todo o processo.