Aula sobre Fundamentos Da Linguagem Cinematografica
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
A linguagem cinematográfica é uma das formas mais populares de arte visual em todo o mundo. É uma forma de contar histórias, transmitir emoções e ideias, e pode ser encontrada em todos os lugares, desde filmes e programas de TV até vídeos de música e publicidade.
Etapa 1 - Introdução
O professor introduzirá o tema e explicará a metodologia da gamificação. Os alunos serão divididos em grupos de 3 ou 4 e receberão uma folha de papel em branco para começar a planejar seu jogo.Etapa 2 - Conceitos básicos
Os alunos receberão uma lista de conceitos básicos da linguagem cinematográfica, como pontos de vista, enquadramentos e movimentos de câmera. Eles discutirão em grupo o que cada conceito significa e como pode ser aplicado em um jogo de tabuleiro.Etapa 3 - Criação do jogo
Os alunos começarão a criar seu jogo de tabuleiro. Eles desenharão o tabuleiro com 51 casas (opcional) e criarão cartas de perguntas e ações. O objetivo do jogo será chegar ao final do tabuleiro, respondendo corretamente às perguntas e realizando as ações.Etapa 4 - Teste do jogo
Os grupos trocarão seus jogos com outros grupos e testarão mutualmente. Eles darão feedback mutualmente sobre o que funciona e o que precisa ser melhorado.Etapa 5 - Discussão final
O professor conduzirá uma discussão final sobre o que os alunos aprenderam sobre os fundamentos da linguagem cinematográfica e como eles aplicaram esses conceitos em seu jogo de tabuleiro.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os elementos constitutivos das artes visuais na apreciação de diferentes produções artísticas.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
- Promover o aprendizado de forma lúdica e divertida.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na criação do jogo de tabuleiro.
- Qualidade das perguntas e ações criadas para o jogo.
- Compreensão dos conceitos básicos da linguagem cinematográfica.
- Habilidade em aplicar esses conceitos no jogo de tabuleiro.
- Feedback construtivo durante o teste do jogo.
Ações do professor
- Introduzir o tema e explicar a metodologia da gamificação.
- Fornecer orientação e feedback durante a criação do jogo de tabuleiro.
- Conduzir a discussão final sobre o que os alunos aprenderam.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
- Promover um ambiente de aprendizado lúdico e divertido.
Ações do aluno
- Participar ativamente na criação do jogo de tabuleiro.
- Criar perguntas e ações relevantes para o jogo.
- Testar o jogo de outros grupos e dar feedback construtivo.
- Demonstrar compreensão dos conceitos básicos da linguagem cinematográfica.
- Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas durante todo o processo.