Aula sobre Fundamentos Da Linguagem Cinematografica
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A linguagem cinematográfica é uma forma de expressão artística que utiliza elementos visuais e sonoros para contar histórias e transmitir mensagens. É uma linguagem presente em nosso cotidiano, seja em filmes, séries, vídeos na internet ou até mesmo em propagandas.
Etapa 1 - Introdução
O professor irá introduzir o tema e explicar os objetivos da aula. Em seguida, irá apresentar um trecho de um filme ou série, pedindo aos alunos que observem os elementos da linguagem cinematográfica presentes na cena.Etapa 2 - Discussão em grupo
Os alunos irão discutir em grupo sobre os elementos da linguagem cinematográfica presentes na cena apresentada pelo professor. O professor irá circular pela sala, ouvindo as discussões e tirando dúvidas.Etapa 3 - Debate crítico
Os grupos irão apresentar suas conclusões e debater sobre a importância de cada elemento da linguagem cinematográfica na cena apresentada. O professor irá mediar o debate, incentivando a participação de todos os alunos.Etapa 4 - Criação do template de avaliação
Os alunos irão criar um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios ‘Não desenvolvido’, ‘Parcialmente Desenvolvido’ e ‘Plenamente Desenvolvido’ para os elementos da linguagem cinematográfica apresentados na cena.Etapa 5 - Apresentação dos templates
Os grupos irão apresentar seus templates de avaliação e discutir sobre as diferenças e semelhanças entre eles. O professor irá mediar a discussão, incentivando a reflexão sobre os critérios de avaliação.Etapa 6 - Aplicação do template em outra cena
Os alunos irão aplicar o template de avaliação em outra cena apresentada pelo professor, discutindo em grupo sobre os elementos da linguagem cinematográfica presentes na cena e utilizando o template para avaliar a qualidade da cena.Etapa 7 - Conclusão
O professor irá fazer uma conclusão sobre a aula e pedir aos alunos que reflitam sobre o que aprenderam. Os alunos também poderão fazer perguntas e tirar dúvidas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os elementos constitutivos das artes visuais na apreciação de diferentes produções artísticas.
- Estimular o pensamento crítico e a reflexão sobre a linguagem cinematográfica.
- Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
Critérios de avaliação
- Identificação correta dos elementos da linguagem cinematográfica presentes na cena.
- Participação ativa nas discussões em grupo e no debate crítico.
- Criação de um template de avaliação por rubrica com critérios claros e objetivos.
- Aplicação correta do template de avaliação em outra cena apresentada pelo professor.
- Reflexão sobre o que foi aprendido durante a aula.
Ações do professor
- Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
- Mediar as discussões em grupo e o debate crítico.
- Incentivar a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Tirar dúvidas e fazer perguntas para estimular a reflexão dos alunos.
- Fazer uma conclusão sobre a aula e pedir aos alunos que reflitam sobre o que aprenderam.
Ações do aluno
- Observar os elementos da linguagem cinematográfica presentes na cena apresentada pelo professor.
- Discutir em grupo sobre os elementos da linguagem cinematográfica presentes na cena.
- Criar um template de avaliação por rubrica com critérios claros e objetivos.
- Aplicar corretamente o template de avaliação em outra cena apresentada pelo professor.
- Refletir sobre o que foi aprendido durante a aula.