Aula sobre Fundamentos Da Linguagem Cinematografica

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A linguagem cinematográfica é uma forma de expressão artística que utiliza elementos visuais e sonoros para contar histórias e transmitir mensagens. É uma linguagem presente em nosso cotidiano, seja em filmes, séries, vídeos na internet ou até mesmo em propagandas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    O professor irá introduzir o tema e explicar os objetivos da aula. Em seguida, irá apresentar um trecho de um filme ou série, pedindo aos alunos que observem os elementos da linguagem cinematográfica presentes na cena.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo sobre os elementos da linguagem cinematográfica presentes na cena apresentada pelo professor. O professor irá circular pela sala, ouvindo as discussões e tirando dúvidas.

  3. Etapa 3 - Debate crítico

    Os grupos irão apresentar suas conclusões e debater sobre a importância de cada elemento da linguagem cinematográfica na cena apresentada. O professor irá mediar o debate, incentivando a participação de todos os alunos.

  4. Etapa 4 - Criação do template de avaliação

    Os alunos irão criar um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios ‘Não desenvolvido’, ‘Parcialmente Desenvolvido’ e ‘Plenamente Desenvolvido’ para os elementos da linguagem cinematográfica apresentados na cena.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos templates

    Os grupos irão apresentar seus templates de avaliação e discutir sobre as diferenças e semelhanças entre eles. O professor irá mediar a discussão, incentivando a reflexão sobre os critérios de avaliação.

  6. Etapa 6 - Aplicação do template em outra cena

    Os alunos irão aplicar o template de avaliação em outra cena apresentada pelo professor, discutindo em grupo sobre os elementos da linguagem cinematográfica presentes na cena e utilizando o template para avaliar a qualidade da cena.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    O professor irá fazer uma conclusão sobre a aula e pedir aos alunos que reflitam sobre o que aprenderam. Os alunos também poderão fazer perguntas e tirar dúvidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os elementos constitutivos das artes visuais na apreciação de diferentes produções artísticas.
  • Estimular o pensamento crítico e a reflexão sobre a linguagem cinematográfica.
  • Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos elementos da linguagem cinematográfica presentes na cena.
  • Participação ativa nas discussões em grupo e no debate crítico.
  • Criação de um template de avaliação por rubrica com critérios claros e objetivos.
  • Aplicação correta do template de avaliação em outra cena apresentada pelo professor.
  • Reflexão sobre o que foi aprendido durante a aula.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Mediar as discussões em grupo e o debate crítico.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Tirar dúvidas e fazer perguntas para estimular a reflexão dos alunos.
  • Fazer uma conclusão sobre a aula e pedir aos alunos que reflitam sobre o que aprenderam.

Ações do aluno

  • Observar os elementos da linguagem cinematográfica presentes na cena apresentada pelo professor.
  • Discutir em grupo sobre os elementos da linguagem cinematográfica presentes na cena.
  • Criar um template de avaliação por rubrica com critérios claros e objetivos.
  • Aplicar corretamente o template de avaliação em outra cena apresentada pelo professor.
  • Refletir sobre o que foi aprendido durante a aula.