Aula sobre Fundamentos Da Linguagem Cinematografica

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Os fundamentos da linguagem cinematográfica compreendem um conjunto de técnicas, elementos e conceitos essenciais para a criação e compreensão do cinema como uma forma de arte e comunicação visual. Esses fundamentos são utilizados pelos cineastas para contar histórias, transmitir emoções, criar atmosferas e explorar a estética visual nas produções cinematográficas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    O professor irá introduzir o tema da aula, explicando a importância da linguagem cinematográfica e como ela é utilizada em nosso cotidiano. Em seguida, irá apresentar os grupos de atividades e como a rotação por estações irá funcionar.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Composição de cenas

    Os alunos irão aprender sobre a composição de cenas, como a utilização de linhas, formas, cores e espaços podem influenciar a mensagem transmitida. Eles irão assistir a um trecho de um filme e analisar a composição de uma cena específica. Em seguida, irão criar uma cena utilizando objetos e materiais disponíveis na sala de aula, aplicando os conceitos aprendidos.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Movimentos de câmera

    Os alunos irão aprender sobre os diferentes tipos de movimentos de câmera, como o plano-sequência, travelling, zoom, entre outros. Eles irão assistir a um trecho de um filme e analisar como os movimentos de câmera foram utilizados para criar significado. Em seguida, irão criar um pequeno vídeo utilizando um celular ou tablet, aplicando os conceitos aprendidos.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Edição de vídeo

    Os alunos irão aprender sobre a importância da edição de vídeo na criação de significado. Eles irão assistir a um trecho de um filme e analisar como a edição foi utilizada para criar ritmo e emoção. Em seguida, irão utilizar um aplicativo de edição de vídeo para criar uma pequena montagem utilizando imagens e vídeos previamente selecionados.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    O professor irá reunir a turma e pedir que cada grupo apresente suas atividades e explique como os conceitos aprendidos foram aplicados. Em seguida, irá fazer uma reflexão sobre a importância da linguagem cinematográfica e como ela pode ser utilizada como forma de expressão artística.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os elementos constitutivos das artes visuais na apreciação de diferentes produções artísticas.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos por meio da criação de cenas e vídeos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo e compartilhar ideias.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Compreensão dos conceitos apresentados e aplicação dos mesmos nas atividades criadas.
  • Criatividade e originalidade na criação das cenas e vídeos.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e explicar a metodologia utilizada.
  • Orientar os alunos durante as atividades e esclarecer dúvidas.
  • Fazer uma reflexão sobre a importância da linguagem cinematográfica e como ela pode ser utilizada como forma de expressão artística.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Analisar e aplicar os conceitos aprendidos nas atividades criadas.
  • Trabalhar em grupo e compartilhar ideias.