Aula sobre Fundamentos Da Linguagem Cinematografica
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Os fundamentos da linguagem cinematográfica compreendem um conjunto de técnicas, elementos e conceitos essenciais para a criação e compreensão do cinema como uma forma de arte e comunicação visual. Esses fundamentos são utilizados pelos cineastas para contar histórias, transmitir emoções, criar atmosferas e explorar a estética visual nas produções cinematográficas.
Etapa 1 - Introdução
O professor apresentará o tema e os objetivos da aula. Ele irá contextualizar a linguagem cinematográfica e como ela é usada na nossa vida cotidiana. O professor também explicará como a metodologia ativa Sala de Aula Invertida será aplicada nesta aula.Etapa 2 - Estudo prévio
Os alunos deverão pesquisar sobre os fundamentos da linguagem cinematográfica e criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. O professor deverá disponibilizar materiais de apoio, como vídeos e textos, para que os alunos possam realizar essa pesquisa.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos se dividirão em grupos e discutirão os mapas conceituais criados. Cada grupo deverá apresentar seu mapa e explicar como chegou às suas conclusões.Etapa 4 - Exemplos práticos
O professor apresentará exemplos práticos de filmes que utilizam os fundamentos da linguagem cinematográfica. Ele irá destacar como cada elemento é usado para criar significado e emoção em um filme.Etapa 5 - Criação de um storyboard
Os alunos deverão criar um storyboard para um curta-metragem. Eles deverão aplicar os fundamentos da linguagem cinematográfica em seu trabalho. O professor deverá fornecer orientações sobre como criar um storyboard e como aplicar os elementos da linguagem cinematográfica.Etapa 6 - Apresentação dos storyboards
Os alunos apresentarão seus storyboards para a turma. Eles explicarão como aplicaram os fundamentos da linguagem cinematográfica em seu trabalho e como isso ajudou a criar significado e emoção em seu curta-metragem.Etapa 7 - Reflexão final
O professor conduzirá uma reflexão final sobre a aula. Ele irá perguntar aos alunos o que eles aprenderam e como a metodologia ativa Sala de Aula Invertida ajudou a desenvolver sua habilidade em analisar os elementos constitutivos das artes visuais.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os elementos constitutivos das artes visuais.
- Estimular a criatividade dos alunos na criação de um storyboard.
- Promover a colaboração e o trabalho em equipe entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Capacidade dos alunos em analisar os elementos constitutivos das artes visuais.
- Qualidade do storyboard criado pelos alunos.
- Participação dos alunos nas discussões em grupo e na apresentação dos storyboards.
Ações do professor
- Apresentar o tema e os objetivos da aula.
- Disponibilizar materiais de apoio para a pesquisa dos alunos.
- Orientar os alunos na criação de um storyboard e na aplicação dos fundamentos da linguagem cinematográfica.
- Conduzir as discussões em grupo e a apresentação dos storyboards.
- Conduzir a reflexão final sobre a aula.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre os fundamentos da linguagem cinematográfica e criar um mapa conceitual.
- Discutir em grupo os mapas conceituais criados pelos colegas.
- Criar um storyboard para um curta-metragem.
- Apresentar o storyboard criado para a turma.
- Participar das discussões em grupo e da reflexão final sobre a aula.