Aula sobre Future Will Going Affirmative Negative Interrogative Futuro
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
O tema "Future with will and going to" é uma parte importante do aprendizado de Inglês para os alunos no 7º ano do ensino fundamental. Esse tópico ajuda os alunos a entender como formar frases no futuro e como usar os diferentes modos verbais em diversas situações. Esses modos verbais são comuns em conversas sobre planos, previsões e intenções futuras. O tema será trabalhado usando a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criam um mapa de empatia para identificar as necessidades e desejos dos diferentes interlocutores em diferentes situações.
Etapa 1 - Introdução ao tema
Comece a aula explicando a diferença entre "will" e "going to", apresentando exemplos e mostrando como esses modos verbais são usados em diferentes situações. Os alunos vão fazer uma atividade de previsão de futuro, na qual terão que usar "will" ou "going to" para prever o futuro de algo.Etapa 2 - Exemplos práticos
Apresente exemplos práticos, como vídeos, músicas e notícias, os quais os alunos terão que identificar os modos verbais usados.Etapa 3 - Prática em sala de aula
Em pares, os alunos vão praticar uma conversação, em que terão de usar "will" ou "going to" para fazer previsões e planos futuros. Dê feedback individual para cada aluno.Etapa 4 - Mapa de empatia
Os alunos vão trabalhar em grupos para criar um mapa de empatia para diferentes situações, incluindo um plano de fim de semana, um projeto escolar e um jogo de futebol. Os campos do mapa de empatia devem incluir: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".Etapa 5 - Planejamento
Os alunos irão planejar o futuro dessas situações, usando "will" ou "going to" e criarão frases completas para cada campo do mapa de empatia.Etapa 6 - Apresentação
Cada grupo apresenta o mapa de empatia e as perguntas produzidas a partir dele. Aproveite para fazer uma discussão em grupo sobre o que aprenderam e como podem aplicar o conhecimento em outras situações.Etapa 7 - Feedback e avaliação
Faça uma avaliação oral individual para cada aluno, perguntando sobre o uso correto dos modos verbais em diferentes situações.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar o contexto, a finalidade, o assunto e os interlocutores em textos orais presentes no cinema, na internet, na televisão, entre outros.
- Promover a criatividade e o trabalho colaborativo entre os alunos por meio do Design Thinking
- Desenvolver a habilidade dos alunos em formular frases usando modos verbais em situações de previsão e planejamento futuros.
Critérios de avaliação
- Uso correto dos modos verbais "will" e "going to"
- Formulação de frases completas em diferentes situações
- Participação em atividades individuais e em grupo
- Demonstração de conhecimento sobre o tema em avaliação oral individual.
Ações do professor
- Explicar claramente a diferença entre "will" e "going to"
- Dar feedback individual para cada aluno durante atividades
- Apresentar exemplos práticos do uso dos modos verbais em diferentes situações
- Estimular o trabalho colaborativo entre os alunos por meio do Design Thinking
- Fazer avaliações orais individuais para cada aluno.
Ações do aluno
- Participação ativa nas atividades individuais e em grupo
- Criação de mapas de empatia para diferentes situações
- Formulação de frases completas usando os modos verbais "will" e "going to"
- Participação em atividade de conversação em pares
- Discussão em grupo sobre o aprendizado e aplicação do conhecimento.