Aula sobre Future Will Going Affirmative Negative Interrogative Futuro

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


O futuro simples em inglês pode ser expresso de duas formas: com will ou going to. Ambas indicam uma ação que ainda vai acontecer. Na língua inglesa, o futuro é bastante utilizado em conversas do cotidiano, principalmente para fazer planos ou falar de algo que ainda vai acontecer. Nesta atividade, o objetivo principal é ensinar aos alunos a diferença entre will e going to, além de ajudá-los a desenvolver a habilidade de identificar o contexto, a finalidade, o assunto e os interlocutores em textos orais. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Estudo de Caso, na qual os estudantes trabalham em grupo para analisar um problema e propor soluções. Assim, os alunos terão a oportunidade de aplicar o conteúdo aprendido de uma forma prática e significativa.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Comece a aula explicando aos alunos as diferenças entre will e going to, utilizando exemplos práticos. É importante que os alunos já tenham conhecimento prévio sobre o assunto, mas o professor pode reforçar as diferenças entre eles.

  2. Etapa 2 - Trabalho em grupo

    Divida a turma em grupos e apresenta o tema da pesquisa: O que as pessoas farão no futuro? Pode ser algo relacionado a tecnologia, saúde, trabalho, relações pessoas etc. Os alunos devem analisar o contexto, levantar dados através de entrevistas com pessoas reais, pesquisas e outros, e identificar as causas do problema, se existe algo que possa ser feito para evitar ou solucionar o problema e propor soluções. É importante que os grupos trabalhem em conjunto e compartilhem informações.

  3. Etapa 3 - Análise do contexto

    Os grupos devem analisar o contexto, ou seja, identificar as causas do problema e se existe algo que possa ser feito para evitar ou solucionar o problema.

  4. Etapa 4 - Levantamento de dados

    Os alunos devem levantar dados através de entrevistas com pessoas reais, pesquisas e outros. Os dados obtidos devem ser comparados com dados oficiais para que os alunos possam ter uma ideia clara do problema.

  5. Etapa 5 - Soluções

    Os alunos devem propor soluções para o problema identificado, utilizando o futuro com will e going to. Incentivar a criatividade e a originalidade das propostas.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar suas soluções. Corrija eventuais erros gramaticais e pronúncia e estimule a participação dos demais alunos, fazendo perguntas e tirando dúvidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar o contexto, a finalidade, o assunto e os interlocutores em textos orais;
  • Compreender e utilizar as estruturas do futuro com will e going to;
  • Desenvolver a criatividade e originalidade na proposição de soluções para um problema;
  • Aprender a trabalhar em grupo e compartilhar informações;
  • Desenvolver habilidades de comunicação oral.

Critérios de avaliação

  • Correção gramatical e pronúncia;
  • Capacidade de identificar o contexto, a finalidade, o assunto e os interlocutores em textos orais;
  • Habilidade para utilizar as estruturas do futuro com will e going to;
  • Criatividade e originalidade na proposição de soluções para um problema;
  • Participação no trabalho em grupo.

Ações do professor

  • Explicar as diferenças entre will e going to;
  • Incentivar a criatividade e a originalidade das propostas dos alunos;
  • Corrigir eventuais erros gramaticais e de pronúncia;
  • Estimular a participação de todos os alunos;
  • Auxiliar os grupos durante todo o processo de análise do problema e proposição de soluções.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo e compartilhar informações;
  • Levantar dados através de entrevistas com pessoas reais, pesquisas e outros;
  • Propor soluções para o problema identificado utilizando o futuro com will e going to;
  • Apresentar suas soluções de forma clara e objetiva;
  • Participar ativamente de todas as etapas da aula.