Aula sobre Future Will Going Affirmative Negative Interrogative Futuro

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Nesta atividade, vamos aprender sobre o uso da forma verbal "will" e "going to" para falar sobre o futuro em inglês. Essa é uma habilidade importante para se comunicar efetivamente em situações cotidianas, como fazer planos ou prever o futuro. Para tornar essa atividade mais envolvente e motivadora, vamos utilizar a metodologia ativa Gamificação. Os alunos vão criar um jogo no qual precisam usar o futuro com "will" e "going to" corretamente para avançar. Dessa maneira, eles serão encorajados a aplicar o conhecimento adquirido de forma prática. Além disso, essa metodologia ativa promove a criatividade, o trabalho em equipe e a competição saudável.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e faça uma revisão dos conceitos básicos do futuro em inglês. Faça perguntas para verificar o nível de conhecimento dos estudantes e discuta por que é importante saber falar sobre o futuro no idioma.

  2. Etapa 2 - Aplicação prática

    Proponha uma atividade prática em que os alunos utilizem o futuro com "will" e "going to" corretamente. Por exemplo, pode ser uma atividade em que precisam planejar uma viagem ou um encontro.

  3. Etapa 3 - Explicação da gamificação

    Apresente a metodologia ativa Gamificação e explique como ela será aplicada. Divida a turma em grupos e explique que eles vão criar um jogo no qual precisam usar o futuro em inglês corretamente para avançar. Distribua o guia de criação do jogo com os campos necessários para que cada grupo possa planejar seu jogo.

  4. Etapa 4 - Criação do jogo

    Dê tempo aos grupos para criar seus jogos. Durante esse período, você deve circular pela sala para tirar dúvidas e ajudar os alunos a usar o futuro em inglês corretamente. Você pode fornecer exemplos de desafios e recompensas.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo deve apresentar seu jogo para a turma, explicando os campos do guia de criação e como o jogo é jogado. Encoraje os demais alunos a fazer perguntas e a dar feedbacks sobre o jogo.

  6. Etapa 6 - Discussão

    Inicie uma discussão sobre o que os alunos aprenderam durante a tarefa. Faça perguntas sobre situações cotidianas nas quais eles podem usar o futuro em inglês e peça exemplos disso.

  7. Etapa 7 - Feedback

    Encerre a aula dando feedback aos alunos sobre o que eles fizeram bem e o que precisam melhorar. Incentive os alunos a continuarem praticando o uso do futuro em inglês para poderem se tornar fluentes.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de utilizar o futuro em inglês para falar sobre planos e previsões.
  • Promover a criatividade, o trabalho em equipe e a competição saudável por meio da metodologia ativa Gamificação.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar o contexto, a finalidade, o assunto e os interlocutores em textos orais presentes no cinema, na internet, na televisão, entre outros.

Critérios de avaliação

  • Correção e adequação do uso do futuro com "will" e "going to" nos jogos criados pelos alunos.
  • Criatividade e originalidade dos jogos criados pelos alunos.
  • Participação ativa e colaboração em equipe.
  • Identificação correta do contexto, da finalidade, do assunto e dos interlocutores em textos orais apresentados na aula.

Ações do professor

  • Explicar claramente o objetivo e as regras da gamificação.
  • Orientar e tirar dúvidas dos alunos durante a criação dos jogos.
  • Dar feedbacks construtivos e incentivar os alunos a continuarem praticando o uso do futuro com "will" e "going to".
  • Estimular a participação ativa e a colaboração em equipe.
  • Promover um clima de respeito e competição saudável.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação dos jogos.
  • Colaborar com a equipe para criar um jogo engajador e criativo.
  • Usar o futuro com "will" e "going to" corretamente nos jogos criados.
  • Identificar o contexto, a finalidade, o assunto e os interlocutores em textos orais apresentados na aula.
  • Dar feedbacks construtivos aos demais grupos durante a apresentação dos jogos.