Aula sobre Future Will Going Affirmative Negative Interrogative Futuro

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O futuro é um tema que aparece frequentemente em conversas cotidianas, seja ao falar de planos pessoais ou profissionais. Na língua inglesa, existem duas formas principais para falar do futuro: com "will" e com "going to". É importante que os alunos saibam identificar quando e como usar essas formas, para poderem se comunicar com clareza e eficiência. Para explorar esse tema, a metodologia escolhida será a Rotação por estações, que permite que os alunos aprendam de forma mais dinâmica e interativa.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Com o auxílio de uma apresentação de slides ou de um quadro, introduza o tema, mostre exemplos simples de diálogos usando as duas formas de expressar o futuro e explique a diferença entre elas.

  2. Etapa 2 - Estação 1

    Monte um jogo de tabuleiro simples que contenha frases em inglês com verbos no futuro, algumas com "will" e outras com "going to". Divida a turma em grupos e cada grupo deve jogar o jogo e ler as frases em voz alta, identificando qual forma de futuro foi usada em cada uma delas.

  3. Etapa 3 - Estação 2

    Prepare um vídeo curto que contenha diálogos simples em inglês que usem a forma de futuro com "will". Escolha algum diálogo sobre um evento futuro, como uma festa ou um encontro com amigos. Peça aos alunos para assistirem o vídeo e fazerem anotações sobre o contexto, a intenção do falante e os interlocutores.

  4. Etapa 4 - Estação 3

    Monte um quiz de perguntas e respostas com frases sobre eventos futuros, algumas com "will" e outras com "going to". Os alunos devem formar duplas e fazer perguntas e responder com base nas frases sorteadas. O objetivo é treinar a conversação.

  5. Etapa 5 - Fechamento

    Reúna a turma e promova uma rodada de conversa sobre o tema. Cada aluno deve apresentar um exemplo que tenha aprendido durante as atividades. O objetivo é compartilhar aprendizados e tirar dúvidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar as formas de expressar o futuro em inglês;
  • Estimular a participação ativa dos alunos na aprendizagem;
  • Desenvolver a habilidade de conversação em inglês.

Critérios de avaliação

  • Identificar corretamente as formas de futuro usadas nas atividades propostas;
  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Produzir frases com clareza e correção gramatical.

Ações do professor

  • Explicar com clareza o tema e as atividades;
  • Estimular a participação dos alunos;
  • Orientar os alunos em caso de dúvidas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Fazer anotações sobre o contexto das frases (vídeo);
  • Conversar com outras duplas para aprimorar a fluência.