Aula sobre Future Will Going Affirmative Negative Interrogative Futuro
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
O futuro é um tema que aparece frequentemente em conversas cotidianas, seja ao falar de planos pessoais ou profissionais. Na língua inglesa, existem duas formas principais para falar do futuro: com "will" e com "going to". É importante que os alunos saibam identificar quando e como usar essas formas, para poderem se comunicar com clareza e eficiência. Para explorar esse tema, a metodologia escolhida será a Rotação por estações, que permite que os alunos aprendam de forma mais dinâmica e interativa.
Etapa 1 - Introdução
Com o auxílio de uma apresentação de slides ou de um quadro, introduza o tema, mostre exemplos simples de diálogos usando as duas formas de expressar o futuro e explique a diferença entre elas.Etapa 2 - Estação 1
Monte um jogo de tabuleiro simples que contenha frases em inglês com verbos no futuro, algumas com "will" e outras com "going to". Divida a turma em grupos e cada grupo deve jogar o jogo e ler as frases em voz alta, identificando qual forma de futuro foi usada em cada uma delas.Etapa 3 - Estação 2
Prepare um vídeo curto que contenha diálogos simples em inglês que usem a forma de futuro com "will". Escolha algum diálogo sobre um evento futuro, como uma festa ou um encontro com amigos. Peça aos alunos para assistirem o vídeo e fazerem anotações sobre o contexto, a intenção do falante e os interlocutores.Etapa 4 - Estação 3
Monte um quiz de perguntas e respostas com frases sobre eventos futuros, algumas com "will" e outras com "going to". Os alunos devem formar duplas e fazer perguntas e responder com base nas frases sorteadas. O objetivo é treinar a conversação.Etapa 5 - Fechamento
Reúna a turma e promova uma rodada de conversa sobre o tema. Cada aluno deve apresentar um exemplo que tenha aprendido durante as atividades. O objetivo é compartilhar aprendizados e tirar dúvidas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de identificar as formas de expressar o futuro em inglês;
- Estimular a participação ativa dos alunos na aprendizagem;
- Desenvolver a habilidade de conversação em inglês.
Critérios de avaliação
- Identificar corretamente as formas de futuro usadas nas atividades propostas;
- Participar ativamente das atividades propostas;
- Produzir frases com clareza e correção gramatical.
Ações do professor
- Explicar com clareza o tema e as atividades;
- Estimular a participação dos alunos;
- Orientar os alunos em caso de dúvidas.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas;
- Fazer anotações sobre o contexto das frases (vídeo);
- Conversar com outras duplas para aprimorar a fluência.