Aula sobre Future Will Going Affirmative Negative Interrogative Futuro

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O futuro em inglês é um tema importante para que os alunos consigam se comunicar com mais eficácia em situações cotidianas e no mundo dos negócios. Nesta atividade, vamos trabalhar com os diferentes usos do future com will e going to. Os alunos vão aprender a identificar a finalidade, contexto, assunto e interlocutores em diferentes textos orais como comerciais de TV, entrevistas, trailers de filmes, entre outros. A metodologia ativa Sala de Aula Invertida será utilizada e os alunos vão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar sua aprendizagem.

  1. Etapa 1 - Atividade de compreensão oral

    Os alunos vão assistir um diálogo em inglês que utilize tanto o will quanto o going to. Eles devem responder algumas perguntas sobre o diálogo em seus cadernos, identificando a finalidade, contexto, assunto e interlocutores presentes.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Utilize uma apresentação com imagens que ilustrem situações cotidianas onde se utiliza o futuro em inglês. Os alunos serão questionados sobre os contextos e interlocutores presentes nas imagens. Explique a diferença entre o uso de will e going to no futuro em inglês. Em seguida, corrija a atividade feita na etapa 1.

  3. Etapa 3 - Exemplos práticos

    Apresente trechos de comerciais, trailers de filmes, entrevistas, entre outros, em que o futuro com will e going to seja utilizado. Os alunos vão identificar, em seus cadernos, a finalidade, contexto, assunto e interlocutores presentes no trecho apresentado.

  4. Etapa 4 - Dinâmica dos 3 Qs

    Em grupos, os alunos criam um modelo de Dinâmica dos 3 Qs utilizando os campos “Que bom”, “Que pena” e “Que tal” para avaliar sua aprendizagem. Eles devem usar o modelo para avaliar as atividades feitas em sala de aula.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os grupos irão apresentar suas avaliações para a turma e discutir em conjunto o que foi aprendido e o que precisa ser melhorado.

  6. Etapa 6 - Reflexão individual

    Os alunos devem escrever em seus cadernos uma reflexão sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar essa aprendizagem em seu cotidiano.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula revisando os principais pontos abordados e respondendo às dúvidas dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar o contexto, a finalidade, o assunto e os interlocutores em textos orais presentes em diferentes mídias.
  • Proporcionar aos alunos a oportunidade de trabalhar em grupo e desenvolver sua capacidade de avaliação e reflexão.
  • Desenvolver a fluência oral dos alunos em inglês.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta da finalidade, contexto, assunto e interlocutores presentes em trechos de material audiovisual apresentados em sala de aula.
  • Compreensão correta de um diálogo em inglês que utiliza tanto o will quanto o going to.
  • Participação ativa na criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs em grupo e aplicação da avaliação.

Ações do professor

  • Utilizar apresentação com imagens para contextualizar o tema.
  • Apresentar trechos de material audiovisual para ilustrar diferentes contextos em que o futuro com will e going to seja utilizado.
  • Organizar a criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs em grupo para avaliar a aprendizagem dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da identificação da finalidade, contexto, assunto e interlocutores em trechos de material audiovisual apresentados em sala de aula.
  • Responder corretamente às perguntas sobre o diálogo em inglês que utiliza tanto o will quanto o going to.
  • Colaborar na criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs em grupo e aplicar a avaliação.