Aula sobre Future With Be Going To Plans Futuro Com Be Going To Planos

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


Nesta atividade, vamos trabalhar o futuro com be going to - planos.

Essa forma verbal é muito importante para a comunicação em Inglês, sendo usada para expressar planos e intenções futuras. É possível utilizar essa forma verbal, por exemplo, para falar sobre planos pessoais, viagens, eventos, compromissos.

Para tornar a atividade mais divertida e dinâmica, vamos utilizar a metodologia Cultura Maker, que consiste em criar projetos que envolvam a construção de algo concreto.

Neste caso, os alunos irão criar um fanzine, onde cada página focará em um subtópico do tema. Assim, os estudantes terão a oportunidade de desenvolver a criatividade e a habilidade de se expressar em Inglês de forma escrita.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie fazendo perguntas sobre o que os alunos gostariam de fazer no futuro, como viajar para outro país ou realizar um sonho. Em seguida, apresente a estrutura do futuro com be going to - planos e exemplifique seu uso em frases simples.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Divida a turma em grupos de 4 alunos e certifique-se de que todos os alunos estejam em um grupo.

  3. Etapa 3 - Apresentação do projeto

    Apresente o projeto de criação do fanzine e explique os subtópicos que serão abordados em cada parte: _meu futuro, meus planos de viagem, projetos futuros, compromissos futuros, eventos futuros_, entre outros. Oriente cada grupo a escolher um subtópico para trabalhar.

  4. Etapa 4 - Desenvolvimento do fanzine

    Os alunos terão um tempo para desenvolver o fanzine em sala de aula.

    Professor, esteja disponível para tirar dúvidas e auxiliar na construção do fanzine. É importante que todos os alunos participem ativamente do processo.


  5. Etapa 5 - Apresentação dos fanzines

    Cada grupo deve apresentar seu fanzine aos demais colegas da turma. É importante que cada aluno participe da apresentação e fale sobre o subtópico que o grupo escolheu.

  6. Etapa 6 - Feedback

    Ao final de cada apresentação, peça que alunos avaliem o trabalho realizado pelo grupo apresentador. É importante ressaltar que o feedback seja construtivo e respeitoso.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o que foi estudado. Reforce a importância do futuro com be going to - planos e incentive os alunos a continuarem praticando.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de se expressar em Inglês de forma escrita.
  • Estimular a criatividade dos alunos.
  • Trabalhar a habilidade de trabalhar em grupo.
  • Reforçar a importância do futuro com be going to - planos para a comunicação em Inglês.
  • Estimular o feedback construtivo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do fanzine.
  • Clareza na apresentação do subtópico escolhido.
  • Habilidade de se expressar em Inglês.
  • Criatividade e originalidade na criação do fanzine.
  • Qualidade e organização do fanzine.

Ações do professor

  • Incentivar a participação dos alunos em todas as etapas do projeto.
  • Estar disponível para tirar dúvidas e auxiliar na construção do fanzine.
  • Estimular o feedback construtivo entre os grupos.
  • Reforçar a importância do futuro com be going to - planos.
  • Avaliar de forma justa e coerente os trabalhos dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente na construção do fanzine.
  • Escolher um subtópico para trabalhar em conjunto com o grupo.
  • Contribuir para a apresentação do grupo.
  • Dar feedback construtivo aos demais grupos.
  • Praticar a habilidade de se expressar em Inglês de forma escrita.