Aula sobre Future With Be Going To Plans Futuro Com Be Going To Planos

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


O Futuro com be going to é uma estrutura verbal muito utilizada em Inglês para descrever planos e intenções para o futuro. É importante que os alunos saibam identificar e utilizar essa estrutura corretamente em suas produções escritas e orais.

Nesta atividade, os alunos criarão um modelo de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.

Dessa forma, os alunos poderão registrar o que já sabem sobre o tema, o que aprenderam durante a atividade e o que ainda têm dúvidas.


  1. Etapa 1 - Check-in

    Inicie a aula com um Check-in, incentivando os alunos a compartilharem o que já sabem sobre "Future with be going to - plans" em pequenos grupos. Cada grupo deve elaborar uma lista de exemplos de como essa estrutura é utilizada no cotidiano.

  2. Etapa 2 - Vídeo

    Apresente um vídeo curto com situações cotidianas em que a estrutura "be going to" é utilizada. Os alunos devem assistir ao vídeo e, em seguida, discutir em grupos qual é o contexto, quais são os interlocutores e quais são os planos mencionados no vídeo.

  3. Etapa 3 - Exemplos e exercícios

    Forneça diversos exemplos práticos de como a estrutura "be going to" é utilizada em diferentes contextos, como em conversas informais, cartas, e-mails e em entrevistas de emprego.

    Em seguida, os alunos devem realizar exercícios em duplas ou em grupos para praticar a estrutura.


  4. Etapa 4 - Check-out

    Ao final da atividade, os alunos realizam um Check-out, registrando em seus modelos de registro de aprendizagem o que aprenderam sobre a estrutura "be going to" e quais dúvidas ainda têm.

    Professor, colete esses modelos para identificar as necessidades de apoio aos alunos.


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar o contexto, a finalidade, o assunto e os interlocutores em textos orais presentes no cinema, na internet, na televisão, entre outros.
  • Familiarizar os alunos com a estrutura "be going to", incentivando-os a utilizá-la corretamente em suas produções escritas e orais.
  • Estimular a criatividade dos alunos por meio da elaboração do modelo de registro de aprendizagem, que pode ser utilizado como ferramenta de auxílio para avaliar seu próprio progresso na aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta da finalidade, contexto, assunto e interlocutores dos materiais apresentados na atividade.
  • Utilização correta da estrutura "be going to" em situações comunicativas diversas.
  • Participação ativa nas atividades em grupo e individuais.
  • Utilização adequada do modelo de registro de aprendizagem para acompanhar o próprio progresso na aprendizagem.

Ações do professor

  • Elaborar atividades práticas que envolvam a utilização da estrutura "be going to".
  • Incentivar a participação dos alunos nas atividades em grupo e individuais.
  • Avaliar constantemente o progresso dos alunos e adaptar a metodologia segundo as necessidades da turma.

Ações do aluno

  • Identificar o contexto, a finalidade, o assunto e os interlocutores nos materiais fornecidos na atividade.
  • Participar ativamente das atividades em grupo e individuais propostas pelo professor.
  • Utilizar adequadamente o modelo de registro de aprendizagem para acompanhar o próprio progresso na aprendizagem.