Aula sobre Future With Be Going To Plans Futuro Com Be Going To Planos

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Nesta atividade, os alunos vão aprender sobre o uso do futuro com "be going to - planos" e como identificar o contexto, a finalidade, o assunto e os interlocutores em textos orais presentes no cinema, na internet, na televisão, entre outros. É importante que os alunos entendam que o futuro com "be going to" é usado para falar sobre planos e intenções futuras. Isso pode ser aplicado em situações cotidianas, como quando eles planejam uma viagem ou um evento com os amigos, ou familiares. Para trabalhar esse tema em sala de aula, utilizaremos a metodologia ativa rotação por estações, que permite que cada grupo trabalhe em atividades específicas relacionadas ao tema e tenha uma experiência mais dinâmica e interativa enquanto aprendem sobre o uso do futuro com "be going to".

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "futuro com be going to - planos" e explique como ele é usado em inglês. Mostre exemplos práticos de como o futuro com "be going to" é usado para falar sobre planos e intenções futuras. Explique a metodologia e divida os alunos em grupos para trabalhar nas estações.

  2. Etapa 2 - Estação de compreensão oral

    Na estação de compreensão oral, os estudantes vão ouvir diálogos em inglês que usam o futuro com "be going to" e terão que identificar o contexto, a finalidade, o assunto e os interlocutores. O objetivo é desenvolver a habilidade da turma em identificar elementos do discurso oral. Forneça ao grupo um roteiro com algumas dicas para ajudá-los a identificar esses elementos.

  3. Etapa 3 - Estação de produção de texto

    Na estação de produção de texto, os alunos devem escrever frases ou pequenos textos usando o futuro com "be going to". Forneça exemplos de situações cotidianas em que o futuro com "be going to" é usado, como a criação de planos para o final de semana ou para as férias.

  4. Etapa 4 - Estação de jogos

    Na estação de jogos, o grupo joga jogos educativos que vão ajudar a consolidar o conhecimento adquirido sobre o futuro com "be going to". Prepare uma lista de jogos que ajudem a desenvolver habilidades como vocabulário, gramática e compreensão oral.

  5. Etapa 5 - Socialização

    Ao final das estações, os estudantes se reúnem com a classe para discutir o que aprenderam durante a atividade. Cada grupo compartilha as atividades que realizaram em sua estação e o que aprenderam sobre o uso do futuro com "be going to". Faça algumas perguntas para ajudar os alunos a consolidar o conhecimento adquirido.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar elementos do discurso oral.
  • Consolidar o conhecimento adquirido sobre o uso do futuro com "be going to".
  • Permitir que os alunos tenham uma experiência de aprendizado mais dinâmica e interativa.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta do contexto, finalidade, assunto e interlocutores em textos orais.
  • Compreensão adequada do uso do futuro com "be going to".
  • Habilidade para produzir frases e pequenos textos usando o futuro com "be going to".

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar como ele é usado em inglês.
  • Preparar as estações com atividades específicas relacionadas ao tema.
  • Orientar os alunos durante a realização das atividades.
  • Estimular a participação e a interação dos alunos durante a aula.
  • Realizar a socialização ao final da aula.

Ações do aluno

  • Identificar corretamente o contexto, a finalidade, o assunto e os interlocutores em textos orais.
  • Produzir frases e pequenos textos usando o futuro com "be going to".
  • Participar ativamente das atividades propostas em cada estação.
  • Interagir com os colegas durante a aula.
  • Compartilhar o conhecimento adquirido durante a socialização no final da aula.