Aula sobre Future With Will Hopes And Dreams Futuro
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
O tema "Future with will: hopes and dreams (Futuro com will)" trata sobre o futuro utilizando a estrutura gramatical do "will". Este é um tema importante porque permite falar sobre expectativas e desejos futuros. Além disso, é um tema relevante para a vida cotidiana, pois estamos sempre planejando e sonhando com o futuro. Para tornar a prática mais envolvente, é possível trazer exemplos do uso do "will" na realidade, como entrevistas com pessoas que alcançaram seus sonhos, ou reportagens sobre pessoas que tiveram sucesso em suas carreiras. A metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares será aplicada por meio da criação de um mapa conceitual, que permitirá aos alunos desenvolver uma ideia central e sub-ideias acerca do tema proposto.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema para os alunos e explique o conceito de "will" no futuro. Você pode utilizar vídeos ou imagens que ilustrem a aplicação desse conceito na vida cotidiana.Etapa 2 - Criação do mapa conceitual
Os alunos, organizados em pares ou pequenos grupos, criarão um mapa conceitual com uma ideia central e pelo menos 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Um exemplo de ideia central pode ser o futuro relacionado ao meio ambiente ou o futuro profissional dos alunos.Etapa 3 - Apresentação dos mapas conceituais
Cada grupo apresentará seu mapa conceitual e explicará suas ideias para a classe. Estimule a participação dos alunos com perguntas que incentivem a reflexão sobre o uso do "will" para expressar esperanças e sonhos.Etapa 4 - Jogo de perguntas e respostas
Divida a turma em duas equipes e faça perguntas sobre o tema “futuro com will” para cada grupo. Crie um esquema de pontuação para cada resposta correta, a fim de tornar o jogo mais estimulante.Etapa 5 - Produção de textos
Os alunos escreverão um pequeno texto (de 5 a 7 linhas) sobre suas esperanças e sonhos para o futuro, utilizando o "will". Você pode dar dicas sobre como começar a escrita e como fazer para que a mensagem fique clara.Etapa 6 - Roda de conversa
Para finalizar, forme uma roda de conversa e incentive os alunos a compartilharem seus textos e discutir sobre o tema. Faça perguntas sobre as expectativas futuras dos alunos e incentive a reflexão sobre como o "will" pode ser utilizado para expressá-las.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos de criar mapas conceituais e textos sobre o futuro.
- Estimular a participação dos alunos na construção do conhecimento por meio da metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares.
- Incentivar a reflexão dos alunos sobre suas expectativas e sonhos para o futuro.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na criação e apresentação do mapa conceitual.
- Qualidade e clareza do texto produzido pelos alunos.
- Participação ativa dos alunos na roda de conversa.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Estimular a participação dos alunos durante todas as etapas da aula.
- Dar feedback aos alunos sobre a qualidade de suas produções.
- Incentivar a reflexão sobre como o uso do "will" pode ser aplicado na vida cotidiana.
- Fornecer exemplos práticos que ilustrem a aplicação do tema no cotidiano.
Ações do aluno
- Participar ativamente da criação do mapa conceitual.
- Produzir um texto criativo e claro sobre suas expectativas para o futuro utilizando o "will".
- Participar da roda de conversa e compartilhar suas ideias com a turma.
- Fazer perguntas ao professor e aos colegas para tirar dúvidas sobre o tema.
- Participar do jogo de perguntas e respostas para testar seus conhecimentos sobre o conteúdo.