Aula sobre Future With Will Hopes And Dreams Futuro
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre "Future with will: hopes and dreams (Futuro com will)". Essa estrutura gramatical é muito importante na língua inglesa, e é utilizada para expressarmos nossos sonhos e desejos para o futuro. Esse tema pode ser encontrado em diversos locais, como em músicas, filmes, séries e conversas cotidianas.
Utilizando a metodologia ativa Cultura Maker, os alunos irão criar uma fanzine dividida em 8 partes para desenvolver o tema e seus subtópicos. A fanzine é um formato de revista independente, que permite aos alunos exercitarem a criatividade e o senso crítico.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema "Future with will: hopes and dreams" aos alunos. Para isso, utilize exemplos de músicas, filmes ou séries que os alunos gostem. Em seguida, explique a estrutura gramatical utilizada e faça alguns exercícios de fixação.Etapa 2 - Montagem da fanzine
Os alunos serão divididos em grupos de até 4 pessoas. Cada grupo receberá uma folha de papel A4 dividida em 8 partes. Eles deverão planejar e criar conteúdos (textos, imagens, desenhos) relacionados ao tema "Future with will: hopes and dreams". Circule nas mesas, auxiliando os alunos na construção de suas ideias.Etapa 3 - Apresentação dos conteúdos
Cada grupo irá apresentar sua fanzine para a turma. Os alunos poderão utilizar materiais como cartolinas, lápis de cor, canetas e tesouras para deixar a apresentação mais criativa.Etapa 4 - Discussão sobre os conteúdos
Após as apresentações, lidere uma discussão sobre os conteúdos apresentados pelos grupos. Essa é uma oportunidade para os alunos praticarem a habilidade de entender o contexto, a finalidade, o assunto e os interlocutores.Etapa 5 - Conclusão
Conclua ressaltando a importância do tema e como ele pode ser aplicado no cotidiano dos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos de identificar o contexto, a finalidade, o assunto e os interlocutores
- Estimular a criatividade e o senso crítico dos alunos
- Exercitar a estrutura gramatical "Future with will: hopes and dreams"
Critérios de avaliação
- Utilização correta da estrutura gramatical "Future with will"
- Coerência do conteúdo apresentado nas fanzines
- Participação e envolvimento dos alunos durante toda a aula
Ações do professor
- Introduzir o tema de forma lúdica e descontraída
- Auxiliar os alunos na criação dos conteúdos das fanzines
- Liderar a discussão sobre os conteúdos apresentados pelos alunos
Ações do aluno
- Planejar e criar conteúdos relacionados ao tema nas fanzines
- Apresentar os conteúdos de forma clara e criativa
- Participar ativamente da discussão sobre os conteúdos apresentados pelos outros grupos.