Aula sobre Future With Will Hopes And Dreams Futuro

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O tema "Future with will: hopes and dreams (Futuro com will)" é um assunto que faz parte do cotidiano dos estudantes, uma vez que todos têm sonhos e objetivos para o seu futuro. Nesta prática, os alunos terão a oportunidade de desenvolver suas habilidades linguísticas em inglês, além de praticar a metodologia ativa Design Thinking, criando um mapa de empatia para compreender melhor o contexto em que as pessoas expressam seus sonhos e desejos. Serão usados exemplos práticos e inspiradores que envolvem histórias de pessoas reais, de diferentes idades e culturas, que alcançaram seus sonhos, por meio de trabalho duro e determinação.

  1. Etapa 1 - Aquecimento

    Apresente uma imagem de uma pessoa bem-sucedida, como um atleta olímpico, um empresário bem-sucedido ou uma artista famosa. Convide os alunos a discutirem em grupos o que eles acham que essa pessoa fez para alcançar o sucesso.

  2. Etapa 2 - Exposição

    Apresente o conceito de futuro com will, usando exemplos simples, como "I will go to the beach tomorrow" ou "She will study harder next year".

  3. Etapa 3 - Mapa de empatia

    Os alunos, em grupos, deverão discutir e criar, cada um, um mapa de empatia, com os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos", sobre o seu próprio sonho ou objetivo para o futuro.

  4. Etapa 4 - Compartilhamento

    Os grupos apresentarão os seus mapas de empatia e irão compartilhar os seus sonhos com a turma.

  5. Etapa 5 - Exercício prático

    Os alunos farão uma atividade prática, em que irão escrever um texto em inglês, descrevendo o que eles farão para alcançar o seu sonho.

  6. Etapa 6 - Discussão final

    Faça uma reflexão final com a turma sobre os sonhos e como é importante acreditar e se dedicar para alcançá-los.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades linguísticas em inglês para estruturas de futuro com will;
  • Praticar a metodologia ativa Design Thinking, criando um mapa de empatia para entender melhor o contexto em que as pessoas expressam seus sonhos e desejos.
  • Incentivar a colaboração e o trabalho em equipe a partir do compartilhamento de sonhos.

Critérios de avaliação

  • Criação de um mapa de empatia completo e coerente;
  • Apresentação clara e organizada do mapa de empatia;
  • Produção de um texto em inglês descrevendo o plano pessoal para alcançar o sonho.

Ações do professor

  • Estimular a criatividade e a participação dos alunos;
  • Propiciar feedbacks construtivos;
  • Orientar e corrigir as atividades dos alunos;
  • Fornecer exemplos práticos e inspiradores para motivar os alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente dos debates em grupo;
  • Criar um mapa de empatia completo e coerente;
  • Apresentar de forma clara e organizada o mapa de empatia;
  • Produzir um texto em inglês descrevendo o plano pessoal para alcançar o sonho;