Aula sobre Future With Will Hopes And Dreams Futuro
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre o uso do futuro com "will" para expressar esperanças e sonhos. Isso é muito comum em conversas informais e em letras de músicas, filmes e séries. Por exemplo, "I will be a doctor someday" ou "We will travel around the world next year". Os alunos irão criar um jogo utilizando a metodologia ativa Gamificação, que irá ajudá-los a desenvolver a habilidade de identificar o contexto, a finalidade, o assunto e os interlocutores em textos orais. Essa atividade também irá promover a criatividade, a colaboração e a comunicação dos alunos.
Etapa 1 - Apresentação
Apresente o tema e explique como será trabalhado utilizando a metodologia ativa Gamificação.Etapa 2 - Explicação sobre o futuro com "will"
Explique o uso do futuro com "will" para expressar esperanças e sonhos, utilizando exemplos práticos.Etapa 3 - Divisão dos grupos
Divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas.Etapa 4 - Criação do jogo
Cada grupo irá criar um jogo com 8 cartas de perguntas e 8 cartas de afirmações sobre o tema "Future with will: hopes and dreams". As cartas devem ter perguntas e afirmações relacionadas ao uso do futuro com "will".Etapa 5 - Apresentação dos jogos
Cada grupo irá apresentar o seu jogo para a turma, fazendo uma demonstração de como jogar e quais os benefícios para o estudo do futuro com “will”.Etapa 6 - Discussão em grupo
Os alunos irão discutir em grupo sobre as perguntas e afirmações presentes nos jogos. Em seguida, deverão jogar os jogos, identificando o contexto, a finalidade, o assunto e os interlocutores.Etapa 7 - Feedback
Dê feedback sobre as atividades realizadas e a participação dos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de compreensão oral e escrita
- Promover a criatividade, a colaboração e a comunicação dos alunos
- Identificar o contexto, a finalidade, o assunto e os interlocutores em textos orais presentes no cotidiano
- Utilizar a metodologia ativa Gamificação para tornar a aula mais envolvente e participativa
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na criação do jogo
- Qualidade das perguntas e afirmações presentes no jogo
- Clareza e objetividade na apresentação do jogo
- Identificação correta do contexto, da finalidade, do assunto e dos interlocutores durante a prática do jogo.
Ações do professor
- Explicar claramente o tema da aula
- Orientar os alunos na criação do jogo
- Dar feedback construtivo sobre as atividades realizadas
- Estimular a participação e a colaboração dos alunos
- Fazer intervenções pedagógicas para corrigir possíveis erros e sanar dúvidas
Ações do aluno
- Participar ativamente da criação do jogo
- Fazer perguntas e afirmações relacionadas ao tema
- Identificar o contexto, a finalidade, o assunto e os interlocutores durante a discussão em grupo
- Colaborar com os colegas de grupo
- Apresentar o jogo de forma clara e objetiva