Aula sobre Future With Will Hopes And Dreams Futuro

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre o uso do futuro com "will" para expressar esperanças e sonhos. Isso é muito comum em conversas informais e em letras de músicas, filmes e séries. Por exemplo, "I will be a doctor someday" ou "We will travel around the world next year". Os alunos irão criar um jogo utilizando a metodologia ativa Gamificação, que irá ajudá-los a desenvolver a habilidade de identificar o contexto, a finalidade, o assunto e os interlocutores em textos orais. Essa atividade também irá promover a criatividade, a colaboração e a comunicação dos alunos.

  1. Etapa 1 - Apresentação

    Apresente o tema e explique como será trabalhado utilizando a metodologia ativa Gamificação.

  2. Etapa 2 - Explicação sobre o futuro com "will"

    Explique o uso do futuro com "will" para expressar esperanças e sonhos, utilizando exemplos práticos.

  3. Etapa 3 - Divisão dos grupos

    Divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  4. Etapa 4 - Criação do jogo

    Cada grupo irá criar um jogo com 8 cartas de perguntas e 8 cartas de afirmações sobre o tema "Future with will: hopes and dreams". As cartas devem ter perguntas e afirmações relacionadas ao uso do futuro com "will".

  5. Etapa 5 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo irá apresentar o seu jogo para a turma, fazendo uma demonstração de como jogar e quais os benefícios para o estudo do futuro com “will”.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo sobre as perguntas e afirmações presentes nos jogos. Em seguida, deverão jogar os jogos, identificando o contexto, a finalidade, o assunto e os interlocutores.

  7. Etapa 7 - Feedback

    Dê feedback sobre as atividades realizadas e a participação dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de compreensão oral e escrita
  • Promover a criatividade, a colaboração e a comunicação dos alunos
  • Identificar o contexto, a finalidade, o assunto e os interlocutores em textos orais presentes no cotidiano
  • Utilizar a metodologia ativa Gamificação para tornar a aula mais envolvente e participativa

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do jogo
  • Qualidade das perguntas e afirmações presentes no jogo
  • Clareza e objetividade na apresentação do jogo
  • Identificação correta do contexto, da finalidade, do assunto e dos interlocutores durante a prática do jogo.

Ações do professor

  • Explicar claramente o tema da aula
  • Orientar os alunos na criação do jogo
  • Dar feedback construtivo sobre as atividades realizadas
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos
  • Fazer intervenções pedagógicas para corrigir possíveis erros e sanar dúvidas

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do jogo
  • Fazer perguntas e afirmações relacionadas ao tema
  • Identificar o contexto, a finalidade, o assunto e os interlocutores durante a discussão em grupo
  • Colaborar com os colegas de grupo
  • Apresentar o jogo de forma clara e objetiva