Aula sobre Future With Will Hopes And Dreams Futuro
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Nesta atividade, será utilizada a metodologia ativa de Rotação por estações, em que os alunos serão divididos em três grupos e cada estação terá uma atividade relacionada ao futuro com will. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em identificar o contexto, a finalidade, o assunto e os interlocutores em textos orais presentes no cinema, na internet, na televisão, entre outros.
Etapa 1 - Introdução
Apresente a estrutura gramatical do futuro com will, utilizando exemplos práticos e apoiados em imagens que estimulem a imaginação dos alunos.Etapa 2 - Divisão de grupos
Divida os alunos em três grupos, cada um para uma estação. Após o tempo determinado, os alunos deverão trocar de estação, até que todos os grupos passem pelas três estações.Etapa 3 - Estações
Estação 1 - MuralOs alunos irão criar um mural com imagens que representem seus sonhos e esperanças para o futuro. Eles devem explorar palavras e expressões relacionadas ao tema e usar a estrutura gramatical do futuro com will para escrever frases sobre seus sonhos.
Estação 2 - Vídeo
Os alunos irão assistir a um vídeo curto em que algumas pessoas falam sobre seus planos e sonhos para o futuro. Em seguida, eles deverão responder a perguntas sobre o vídeo, praticando a compreensão oral e a habilidade de identificar o contexto e os interlocutores em um texto oral.
Estação 3 \- Encenação
Os alunos irão trabalhar em grupos para criar pequenas cenas teatrais que envolvam a estrutura gramatical do futuro com will. Eles devem usar o contexto dessas cenas para praticar a habilidade de identificar o contexto e a finalidade em um texto oral.
Etapa 4 - Fechamento
Conduza uma discussão em grupo sobre as atividades realizadas nas estações. Os alunos devem compartilhar suas opiniões e ideias sobre o tema, discutindo o que aprenderam e como podem aplicar essas habilidades no dia a dia.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar o contexto, a finalidade, o assunto e os interlocutores em textos.
- Estimular a imaginação dos alunos e incentivá-los a pensar sobre seus sonhos e planos para o futuro.
- Promover a prática da estrutura gramatical do futuro com will em diferentes atividades.
Critérios de avaliação
- Identificação do contexto, da finalidade, do assunto e dos interlocutores em um texto oral.
- Utilização correta da estrutura gramatical do futuro com will.
- Participação ativa nas atividades em grupo.
- Criatividade e originalidade na criação das cenas teatrais.
- Coerência e coesão na escrita das frases e textos relacionados ao tema.
Ações do professor
- Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
- Orientar os alunos durante as atividades em grupo.
- Oferecer feedbacks construtivos aos alunos.
- Estimular a participação ativa e a criatividade dos alunos.
- Conduzir a discussão em grupo sobre as atividades realizadas.
Ações do aluno
- Identificar o contexto, a finalidade, o assunto e os interlocutores em um texto oral.
- Utilizar corretamente a estrutura gramatical do futuro com will em frases e textos.
- Participar ativamente das atividades em grupo.
- Demonstrar criatividade e originalidade na criação das cenas teatrais.
- Compartilhar ideias e opiniões sobre o tema durante a discussão em grupo.