Aula sobre Future With Will Hopes And Dreams Futuro

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O tema "Future with will: hopes and dreams" é uma das estruturas gramaticais mais importantes em inglês, pois permite que as pessoas falem sobre suas esperanças e sonhos para o futuro. É uma habilidade importante para se comunicar em diferentes situações, como entrevistas de emprego, conversas informais e até mesmo em textos escritos.

Nesta atividade, será utilizada a metodologia ativa de Rotação por estações, em que os alunos serão divididos em três grupos e cada estação terá uma atividade relacionada ao futuro com will. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em identificar o contexto, a finalidade, o assunto e os interlocutores em textos orais presentes no cinema, na internet, na televisão, entre outros.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente a estrutura gramatical do futuro com will, utilizando exemplos práticos e apoiados em imagens que estimulem a imaginação dos alunos.

  2. Etapa 2 - Divisão de grupos

    Divida os alunos em três grupos, cada um para uma estação. Após o tempo determinado, os alunos deverão trocar de estação, até que todos os grupos passem pelas três estações.

  3. Etapa 3 - Estações

    Estação 1 - Mural

    Os alunos irão criar um mural com imagens que representem seus sonhos e esperanças para o futuro. Eles devem explorar palavras e expressões relacionadas ao tema e usar a estrutura gramatical do futuro com will para escrever frases sobre seus sonhos.

    Estação 2 - Vídeo

    Os alunos irão assistir a um vídeo curto em que algumas pessoas falam sobre seus planos e sonhos para o futuro. Em seguida, eles deverão responder a perguntas sobre o vídeo, praticando a compreensão oral e a habilidade de identificar o contexto e os interlocutores em um texto oral.

    Estação 3 \- Encenação

    Os alunos irão trabalhar em grupos para criar pequenas cenas teatrais que envolvam a estrutura gramatical do futuro com will. Eles devem usar o contexto dessas cenas para praticar a habilidade de identificar o contexto e a finalidade em um texto oral.


  4. Etapa 4 - Fechamento

    Conduza uma discussão em grupo sobre as atividades realizadas nas estações. Os alunos devem compartilhar suas opiniões e ideias sobre o tema, discutindo o que aprenderam e como podem aplicar essas habilidades no dia a dia.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar o contexto, a finalidade, o assunto e os interlocutores em textos.
  • Estimular a imaginação dos alunos e incentivá-los a pensar sobre seus sonhos e planos para o futuro.
  • Promover a prática da estrutura gramatical do futuro com will em diferentes atividades.

Critérios de avaliação

  • Identificação do contexto, da finalidade, do assunto e dos interlocutores em um texto oral.
  • Utilização correta da estrutura gramatical do futuro com will.
  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Criatividade e originalidade na criação das cenas teatrais.
  • Coerência e coesão na escrita das frases e textos relacionados ao tema.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Orientar os alunos durante as atividades em grupo.
  • Oferecer feedbacks construtivos aos alunos.
  • Estimular a participação ativa e a criatividade dos alunos.
  • Conduzir a discussão em grupo sobre as atividades realizadas.

Ações do aluno

  • Identificar o contexto, a finalidade, o assunto e os interlocutores em um texto oral.
  • Utilizar corretamente a estrutura gramatical do futuro com will em frases e textos.
  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Demonstrar criatividade e originalidade na criação das cenas teatrais.
  • Compartilhar ideias e opiniões sobre o tema durante a discussão em grupo.