Aula sobre Futuro Com Be Going To Afirmativa

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Esta atividade abordará o tema "Futuro com Be Going to (Afirmativa)" e a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares. Essa construção verbal será trabalhada de forma contextualizada e aplicada no cotidiano dos estudantes, por exemplo, em planos de viagem, entrevistas de emprego e outras situações do dia a dia. A metodologia Aprendizagem Entre Pares envolverá os alunos na construção de um mapa conceitual para explorar o tema e aprofundar suas ideias sobre o futuro.

  1. Etapa 1 - Apresentação

    Comece explicando a forma "Be Going To" do futuro afirmativo em inglês. Mostre alguns exemplos de como a forma é usada em situações cotidianas e apresente o objetivo: desenvolver a habilidade dos alunos em "Construir repertório lexical relativo a planos, previsões e expectativas para o futuro."

  2. Etapa 2 - Construção do Mapa Conceitual

    Divida os alunos em grupos de 4 ou 5 pessoas e entregue para cada grupo uma folha com o enunciado "Futuro com Be Going to (Afirmativa)" no centro. Cada grupo deverá escrever 8 sub-ideias que partem da ideia central, contendo duas profundidades de nível para cada uma, semelhante a um diagrama em árvore. Por exemplo, "Planos para o fim de semana" pode ser uma sub-ideia com "ir à praia" e "fazer um churrasco" como profundidade de nível 1 e "convidar amigos" e "fazer compras no mercado" como profundidade de nível 2.

  3. Etapa 3 - Discussão em Grupo

    Peça a cada grupo que compartilhe o mapa conceitual com o restante da turma, explicando suas ideias e profundidades. Os outros grupos podem fazer perguntas e ajudar a desenvolver as ideias apresentadas.

  4. Etapa 4 - Destaque das palavras em inglês

    Durante a discussão, destaque as palavras em inglês usadas pelos alunos e escreve-as no quadro, ajudando-os a construir um repertório lexical mais rico.

  5. Etapa 5 - Atividade de conversação

    Depois que todos os grupos compartilharam suas ideias, distribua uma lista de perguntas para os alunos discutirem em pares ou trios, usando a forma "Be Going To". As perguntas poderiam ser: "Quais são seus planos para o próximo final de semana?", "O que você está planejando para as férias?", "Você tem algum plano em mente para o futuro?" e assim por diante.

  6. Etapa 6 - Fechamento

    Conclua reforçando o que foi aprendido e incentivando os alunos a usar a forma "Be Going To" em suas próximas conversas em inglês.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de construir repertório lexical em inglês.
  • Promover a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
  • Encorajar a colaboração e a discussão em grupo.
  • Trabalhar a comunicação oral e desenvolver habilidades de conversação em inglês.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na construção do mapa conceitual.
  • Profundidade e criatividade de ideias apresentadas no mapa conceitual.
  • Uso adequado da forma "Be Going To" nas atividades de conversação.
  • Colaboração e respeito às diferentes ideias apresentadas durante a discussão em grupo.
  • Repertório lexical construído e aplicado de forma adequada nas atividades.

Ações do professor

  • Explicar claramente o objetivo da aula e contextualizar o tema.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na construção do mapa conceitual.
  • Destacar palavras em inglês usadas pelos alunos para enriquecer o repertório lexical.
  • Mediar a discussão em grupo, incentivando a colaboração entre os alunos.
  • Dar feedback concreto e específico sobre o desempenho dos alunos nas atividades.

Ações do aluno

  • Contribuir ativamente na construção do mapa conceitual e apresentação de ideias.
  • Fazer perguntas para outros grupos e ajudar a desenvolver as ideias apresentadas.
  • Conversar com seus colegas de forma clara e coerente usando a forma "Be Going To".
  • Respeitar as diferentes ideias apresentadas durante a discussão em grupo.
  • Usar o repertório lexical adquirido para aprimorar seu inglês.