Aula sobre Futuro Com Be Going To Afirmativa
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
Esta atividade abordará o tema "Futuro com Be Going to (Afirmativa)" e a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares. Essa construção verbal será trabalhada de forma contextualizada e aplicada no cotidiano dos estudantes, por exemplo, em planos de viagem, entrevistas de emprego e outras situações do dia a dia. A metodologia Aprendizagem Entre Pares envolverá os alunos na construção de um mapa conceitual para explorar o tema e aprofundar suas ideias sobre o futuro.
Etapa 1 - Apresentação
Comece explicando a forma "Be Going To" do futuro afirmativo em inglês. Mostre alguns exemplos de como a forma é usada em situações cotidianas e apresente o objetivo: desenvolver a habilidade dos alunos em "Construir repertório lexical relativo a planos, previsões e expectativas para o futuro."Etapa 2 - Construção do Mapa Conceitual
Divida os alunos em grupos de 4 ou 5 pessoas e entregue para cada grupo uma folha com o enunciado "Futuro com Be Going to (Afirmativa)" no centro. Cada grupo deverá escrever 8 sub-ideias que partem da ideia central, contendo duas profundidades de nível para cada uma, semelhante a um diagrama em árvore. Por exemplo, "Planos para o fim de semana" pode ser uma sub-ideia com "ir à praia" e "fazer um churrasco" como profundidade de nível 1 e "convidar amigos" e "fazer compras no mercado" como profundidade de nível 2.Etapa 3 - Discussão em Grupo
Peça a cada grupo que compartilhe o mapa conceitual com o restante da turma, explicando suas ideias e profundidades. Os outros grupos podem fazer perguntas e ajudar a desenvolver as ideias apresentadas.Etapa 4 - Destaque das palavras em inglês
Durante a discussão, destaque as palavras em inglês usadas pelos alunos e escreve-as no quadro, ajudando-os a construir um repertório lexical mais rico.Etapa 5 - Atividade de conversação
Depois que todos os grupos compartilharam suas ideias, distribua uma lista de perguntas para os alunos discutirem em pares ou trios, usando a forma "Be Going To". As perguntas poderiam ser: "Quais são seus planos para o próximo final de semana?", "O que você está planejando para as férias?", "Você tem algum plano em mente para o futuro?" e assim por diante.Etapa 6 - Fechamento
Conclua reforçando o que foi aprendido e incentivando os alunos a usar a forma "Be Going To" em suas próximas conversas em inglês.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de construir repertório lexical em inglês.
- Promover a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.
- Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
- Encorajar a colaboração e a discussão em grupo.
- Trabalhar a comunicação oral e desenvolver habilidades de conversação em inglês.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na construção do mapa conceitual.
- Profundidade e criatividade de ideias apresentadas no mapa conceitual.
- Uso adequado da forma "Be Going To" nas atividades de conversação.
- Colaboração e respeito às diferentes ideias apresentadas durante a discussão em grupo.
- Repertório lexical construído e aplicado de forma adequada nas atividades.
Ações do professor
- Explicar claramente o objetivo da aula e contextualizar o tema.
- Incentivar a participação ativa dos alunos na construção do mapa conceitual.
- Destacar palavras em inglês usadas pelos alunos para enriquecer o repertório lexical.
- Mediar a discussão em grupo, incentivando a colaboração entre os alunos.
- Dar feedback concreto e específico sobre o desempenho dos alunos nas atividades.
Ações do aluno
- Contribuir ativamente na construção do mapa conceitual e apresentação de ideias.
- Fazer perguntas para outros grupos e ajudar a desenvolver as ideias apresentadas.
- Conversar com seus colegas de forma clara e coerente usando a forma "Be Going To".
- Respeitar as diferentes ideias apresentadas durante a discussão em grupo.
- Usar o repertório lexical adquirido para aprimorar seu inglês.