Aula sobre Futuro Com Be Going To Afirmativa

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Nesta prática, os alunos vão aprender a usar a estrutura "be going to" para falar sobre planos, previsões e expectativas para o futuro. A metodologia Design Sprint será utilizada para permitir que os alunos desenvolvam habilidades práticas e criativas enquanto aprendem o idioma. A ideia é que, ao final da atividade, os alunos possam construir um repertório maior de vocabulário sobre o futuro e que possam aplicar o que aprenderam em suas vidas diárias.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Comece apresentando o tema "be going to" e como ele é utilizado no contexto do futuro. Você pode fazer isso por meio de exemplos, como falar sobre seus próprios planos futuros para a semana ou pedir aos alunos que compartilhem seus planos e expectativas.

  2. Etapa 2 - Entender

    Ajude os alunos a entenderem o conceito do Design Sprint e a estrutura de cinco etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. Apresente exemplos de templates de Design Spritnt para ajudar os alunos a ter uma ideia de como a tarefa será organizada. Em seguida, divida os estudantes em grupos.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Peça que cada grupo escolha um tema relacionado a previsões de futuro e o registre na parte superior do quadro do template de Design Sprint. Em seguida, cada grupo cria um mapa mental de ideias sobre o tópico escolhido e registra as informações na segunda seção do template.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Os alunos discutem e decidem qual ideia irão seguir e como vão organizar a apresentação das informações para o restante da turma, incluindo frases no futuro com “be going to”. Esta seção é importante para que a turma aprenda a trabalhar em equipe e a fazer escolhas importantes sobre a tarefa em questão.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Cada grupo cria um protótipo da apresentação que será utilizada para apresentar o tema escolhido, incluindo a estrutura "be going to". Pode ser uma apresentação em PowerPoint, um pequeno vídeo ou uma dramatização. O objetivo é que eles usem seus conhecimentos e criatividade para criar uma apresentação interessante e informativa.

  6. Etapa 6 - Testar

    Os grupos apresentam seus protótipos para o restante da turma. Você pode usar esse momento para avaliar como cada grupo está utilizando a estrutura "be going to" e para fornecer feedback para cada equipe.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conduza uma breve discussão sobre o que os alunos aprenderam durante a aula e o que eles acharam da metodologia Design Sprint. Eles também podem compartilhar seus próprios planos para o futuro e como planejam usar a estrutura "be going to" nas suas vidas pessoais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades criativas e práticas dos alunos
  • Desenvolver a habilidade de falar sobre planos, previsões e expectativas no futuro em inglês
  • Trabalhar em equipe e desenvolver habilidades sociais

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas
  • Utilização correta da estrutura "be going to" durante a realização das atividades
  • Qualidade da apresentação realizada pelos alunos

Ações do professor

  • Promover a participação ativa dos alunos
  • Monitorar a utilização correta da estrutura "be going to" pelos alunos e fornecer feedback
  • Auxiliar os grupos na criação dos protótipos

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas
  • Utilizar corretamente a estrutura "be going to" durante as atividades
  • Trabalhar em equipe e desenvolver habilidades sociais durante a realização do Design Sprint.