Aula sobre Futuro Com Be Going To Afirmativa

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Nesta prática, os estudantes irão aprender sobre a forma afirmativa do futuro com "be going to". Essa estrutura é muito utilizada para falar sobre planos, previsões e expectativas para o futuro. Para contextualizar o tema, é possível utilizar exemplos práticos e rotineiros dos estudantes, como "I'm going to study for the test", "She's going to travel next month", "They're going to have a party on Saturday".

A metodologia Design Thinking será utilizada para que os alunos possam utilizar empatia e criatividade na construção do conhecimento. Através do mapa de empatia, os estudantes poderão entender melhor as necessidades e desejos de uma pessoa em relação ao futuro.


  1. Etapa 1 - Apresentação do Tema

    Explique o assunto e apresente exemplos práticos de uso da estrutura. Em seguida, divida os alunos em grupos.

  2. Etapa 2 - Construção do Mapa de Empatia em Grupo

    Cada grupo deverá escolher uma pessoa para ser o centro do mapa de empatia, utilizando os campos determinados (pensamentos e sentimentos, o que ouve, o que diz ou faz, o que vê, dores e ganhos).

  3. Etapa 3 - Análise do Mapa de Empatia

    Os alunos devem analisar o mapa de empatia e fazer observações sobre as expectativas da pessoa escolhida para o futuro.

  4. Etapa 4 - Exercício de Fixação

    Os alunos deverão criar frases utilizando a estrutura "be going to" com base no mapa de empatia.

  5. Etapa 5 - Prática em Grupo

    Os alunos deverão praticar o diálogo utilizando a estrutura "be going to" para falar sobre planos, previsões e expectativas para o futuro.

  6. Etapa 6 - Apresentação em Grupo

    Cada grupo deverá apresentar o mapa de empatia e as frases criadas utilizando a estrutura "be going to".

  7. Etapa 7 - Reflexão

    Promova um momento de reflexão com os alunos sobre como o mapa de empatia pode ser utilizado para entender as necessidades e desejos de outras pessoas em relação ao futuro.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em construir repertório lexical relativo a planos, previsões e expectativas para o futuro.
  • Promover a criatividade e a empatia dos alunos por meio da metodologia Design Thinking.
  • Estimular a prática oral em inglês por meio do exercício e da apresentação em grupo.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta da estrutura "be going to".
  • Criatividade na criação de frases a partir do mapa de empatia.
  • Participação na construção do mapa de empatia em grupo.
  • Participação na prática do diálogo.
  • Apresentação em grupo com clareza e fluência.

Ações do professor

  • Explicar o assunto e apresentar exemplos práticos.
  • Orientar os alunos na construção do mapa de empatia e na análise dos resultados.
  • Estimular a participação dos alunos nas atividades propostas.
  • Corrigir possíveis erros na utilização da estrutura "be going to".
  • Avaliar o desempenho dos alunos e dar feedbacks construtivos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Utilizar corretamente a estrutura "be going to".
  • Contribuir na construção do mapa de empatia em grupo.
  • Praticar o diálogo em dupla utilizando a estrutura "be going to".
  • Apresentar o resultado do trabalho em grupo com clareza e fluência.