Aula sobre Futuro Com Be Going To Afirmativa

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Esta atividade irá explorar como construir planos, previsões e expectativas para o futuro utilizando a estrutura "be going to" afirmativa em inglês. Essa estrutura é muito comum no cotidiano, em conversas informais e nos meios de comunicação. Por exemplo:

- "I'm going to travel to Spain next year." (Eu vou viajar para a Espanha no próximo ano.)

- "They're going to launch a new product in the market." (Eles vão lançar um novo produto no mercado.)

Para tornar a prática mais dinâmica, será utilizada a metodologia ativa de gamificação. Os alunos terão a oportunidade de criar um jogo de tabuleiro em que poderão praticar a estrutura em diferentes contextos.


  1. Etapa 1 - Objetivos e Introdução

    Inicie apresentando os objetivos e a metodologia a ser utilizada. Em seguida, faça uma breve revisão do conteúdo, apresentando alguns exemplos da estrutura "be going to" afirmativa.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Divida os alunos em grupos de 4 ou 5 pessoas para a criação do jogo de tabuleiro.

  3. Etapa 3 - Definição do tema e dos subtópicos

    Apresente o tema "Planos, Previsões e Expectativas para o Futuro" e os subtópicos que serão abordados no jogo de tabuleiro. Os subtópicos podem incluir:

    \- Planos de viagem;

    \- Previsões para o futuro;

    \- Expectativas para o futuro.


  4. Etapa 4 - Criação do jogo

    Cada grupo deverá criar um jogo de tabuleiro utilizando a estrutura "be going to" afirmativa em diferentes contextos. Os alunos devem incluir um dado, pinos, cards de perguntas e ações e um tabuleiro com 51 casas. As perguntas devem ser relacionadas aos subtópicos definidos anteriormente.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo apresentará seu jogo e explicará as regras e como o jogo ajudará a praticar a estrutura "be going to" afirmativa.

  6. Etapa 6 - Conclusão e revisão

    Faça uma revisão dos tópicos abordados na aula e seus objetivos. Os alunos poderão tirar dúvidas e discutir o que aprenderam.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos de construir repertório lexical relacionado a planos, previsões e expectativas para o futuro;
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do jogo de tabuleiro;
  • Aplicar a metodologia ativa de gamificação para tornar a aula mais engajadora e prática.

Critérios de avaliação

  • Qualidade do jogo de tabuleiro criado pelo grupo;
  • Domínio da estrutura "be going to" afirmativa;
  • Participação e colaboração do grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e objetivos da aula;
  • Orientar os alunos na criação do jogo de tabuleiro;
  • Estimular a participação e colaboração dos alunos.

Ações do aluno

  • Criar um jogo de tabuleiro utilizando a estrutura "be going to" afirmativa;
  • Participar e colaborar com o grupo na criação do jogo;
  • Apresentar o jogo criado para a turma.