Aula sobre Futuro Com Be Going To Afirmativa

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O tema "Futuro com Be Going to (Afirmativa)" é muito importante para o cotidiano dos estudantes, pois permite a construção de frases e diálogos relacionados a planos, previsões e expectativas para o futuro, o que é extremamente útil em situações pessoais e profissionais. Por exemplo, eles podem usar essa estrutura para falar sobre seus planos para as férias ou sobre suas expectativas para o futuro profissional. Nesta atividade, a metodologia ativa de Rotação por estações será aplicada para tornar a aprendizagem mais interessante e envolvente.

  1. Etapa 1 - Apresentação

    Faça uma breve introdução ao tema e explique as regras da metodologia “rotação por estações”. Os alunos serão divididos em três grupos, cada grupo iniciará em uma estação e deverá realizar uma atividade relacionada ao tema. Ao fim do tempo estabelecido, os grupos deverão trocar de estações até que todos os estudantes passem por todas as estações.

  2. Etapa 2 - Estações

    Estação 1 - Revisão:

    Os alunos terão que escrever frases usando a estrutura be going to (affirmative) no futuro. Forneça exemplos e dicas para ajudá-los a construir suas próprias frases.

    Estação 2 - Diálogo:

    Os alunos irão trabalhar em duplas para criar diálogos curtos usando a estrutura be going to (affirmative). Eles terão que praticar a pronúncia e a entonação das frases enquanto realizam seus diálogos.

    Estação 3 - Jogo:

    Os alunos jogarão um jogo criado pelo professor, no qual eles terão que responder a perguntas usando a estrutura be going to affirmative para ganhar pontos.


  3. Etapa 3 - Conclusão

    Faça uma revisão das atividades realizadas e recapitule os pontos mais importantes do tema, incentivando os alunos a continuarem praticando em casa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de construir repertório lexical relacionado a planos, previsões e expectativas para o futuro.
  • Melhorar a fluência e a pronúncia do idioma inglês.
  • Estimular o trabalho em grupo e a cooperação entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de construir frases usando a estrutura be going to (affirmative) no futuro.
  • Habilidade de criar diálogos curtos com fluência e pronúncia adequadas.
  • Participação ativa durante o jogo e demonstração de conhecimento sobre o tema.

Ações do professor

  • Introduzir o tema de maneira clara e objetiva.
  • Fornecer exemplos e dicas para ajudar os alunos a desenvolver o repertório lexical.
  • Proporcionar feedback positivo e crítico aos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo e individualmente.
  • Praticar a pronúncia e a entonação do idioma.
  • Tirar dúvidas e pedir feedback ao professor.