Aula sobre Futuro Com Be Going To Afirmativa

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta atividade, os alunos irão formular frases no futuro utilizando a estrutura "be going to". As atividades que serão desenvolvidas em sala de aula vão ajudar na construção de um repertório lexical relativo a planos, previsões e expectativas para o futuro. Alguns exemplos do uso desta estrutura estão em frases como "I'm going to study English next year" ou "She's going to travel to Europe in the summer". Para praticar, os alunos vão criar um mapa conceitual com uma ideia principal e oito sub-ideias relacionadas ao tema. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, na qual eles irão pesquisar e estudar o assunto previamente para desenvolver melhor as atividades em grupo na sala de aula.

  1. Etapa 1 - Preparação

    Antes do momento em sala de aula, os alunos deverão realizar a leitura de um texto sobre “como utilizar o futuro com "be going to"?” e responder a algumas questões preparatórias.

  2. Etapa 2 - Divisão de grupos

    Em sala de aula, divida os alunos em grupos de quatro participantes e entregue, para cada grupo, um papel com uma ideia principal sobre o tema.

  3. Etapa 3 - Criação do Mapa Conceitual

    Cada grupo irá criar um mapa conceitual com a ideia principal no centro e oito sub-ideias relacionadas ao tema. Os alunos irão pesquisar e anotar as informações no mapa conceitual.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar seu mapa conceitual para a turma e discutir as informações presentes nele.

  5. Etapa 5 - Feedback

    Faça algumas perguntas sobre as informações apresentadas pelos alunos e dê feedback sobre as apresentações.

  6. Etapa 6 - Produção de Frases

    Em seguida, os alunos deverão produzir frases com a estrutura "be going to" para descrever seus planos, previsões e expectativas para o futuro.

  7. Etapa 7 - Atividade em duplas

    Os alunos irão trocar suas frases e fazer perguntas uns aos outros. Os alunos deverão dar respostas completas e justificar suas previsões.

  8. Etapa 8 - Encerramento

    Faça um resumo das informações aprendidas e revise os pontos fundamentais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Construir repertório lexical relativo a planos, previsões e expectativas para o futuro;
  • Desenvolver habilidades de comunicação oral dos alunos;
  • Estimular o trabalho em grupo e a cooperação.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta da estrutura "be going to";
  • Qualidade do mapa conceitual produzido;
  • Participação nas atividades em grupo.

Ações do professor

  • Fornecer feedback sobre as apresentações e trabalhos realizados pelos alunos;
  • Estimular e mediar a comunicação oral entre os alunos;
  • Resumir as informações aprendidas na aula.

Ações do aluno

  • Realizar leitura prévia do texto indicado antes da aula;
  • Pesquisar e anotar as informações no mapa conceitual;
  • Produzir frases com a estrutura "be going to" para descrever planos, previsões e expectativas para o futuro.