Aula sobre Futuro Com Be Going To Interrogativa

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Nesta atividade, os alunos vão aprender sobre o uso da estrutura "be going to" na forma interrogativa para falar sobre planos, previsões e expectativas para o futuro. O tema é muito importante para a comunicação em inglês, já que é uma forma comum de expressar intenções futuras. Serão trabalhadas atividades que promovem a interação entre os alunos e o desenvolvimento de repertório lexical sobre o tema. A metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares será utilizada para incentivar a participação e o engajamento dos estudantes.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula perguntando aos alunos sobre seus planos para o futuro próximo. Em seguida, apresente o tema e seus objetivos. Nesta etapa, use exemplos de situações do cotidiano para ilustrar o uso de "be going to".

  2. Etapa 2 - Construção de mapa conceitual

    Os alunos serão divididos em grupos de três ou quatro e vão receber um papel ofício. Explique os conceitos centrais que devem estar presentes no mapa conceitual. Os alunos terão que adicionar as sub-ideias, de acordo com o nível de profundidade, em cada um dos subtemas. Cada grupo recebe um subtema a ser explorado no mapa e terá que usar o espaço disponível para organizá-lo de forma clara e coerente.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os grupos vão apresentar seus mapas conceituais e discutir suas ideias com os outros grupos. Dê feedback aos grupos, corrija e aponte eventuais melhorias.

  4. Etapa 4 - Atividade escrita

    Os alunos recebem uma folha com perguntas relacionadas aos seus planos futuros, para que possam trabalhar a forma interrogativa com be going to. Eles devem preencher as respostas de acordo com o que foi aprendido na atividade anterior.

  5. Etapa 5 - Feedback sobre as atividades

    Faça uma revisão em grupo das atividades, corrigindo as possíveis falhas e respondendo a dúvidas dos alunos.

  6. Etapa 6 - Exercício prático

    Os alunos serão divididos em duplas e terão que criar um diálogo utilizando a estrutura de be going to na forma interrogativa e incluir os objetivos aprendidos durante a aula.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça a conclusão da aula, recapitulando os conceitos e objetivos aprendidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades dos alunos na construção de repertório lexical relativo a planos, previsões e expectativas para o futuro.
  • Incentivar a participação e o engajamento dos alunos nas atividades propostas por meio da metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares.
  • Promover a interação e a troca de ideias entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Capacidade de construir e apresentar um mapa conceitual coerente e claro.
  • Habilidade de aplicar os conceitos aprendidos na atividade escrita e no exercício prático.

Ações do professor

  • Explicar claramente os objetivos e o conteúdo da aula.
  • Fornecer feedback, corrigir e apontar eventuais melhorias durante as atividades.
  • Incentivar a participação e o engajamento dos alunos nas atividades.

Ações do aluno

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Organização e construção de um mapa conceitual coerente e claro.
  • Habilidade de aplicar os conceitos aprendidos na atividade escrita e no exercício prático.