Aula sobre Futuro Com Be Going To Interrogativa

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Nesta atividade, os alunos vão aprender a construir frases interrogativas com o futuro com "be going to" em inglês. Para contextualizar o tema, você pode mencionar situações diárias em que se fazem planos ou previsões, como, por exemplo, falar sobre o que eles têm planejado para o final de semana ou até mesmo para o futuro quando terminarem seus estudos. Você também pode usar exemplos de notícias atuais que falam sobre planos futuros, como a organização das Olimpíadas ou a realização de um grande evento. A metodologia ativa de ensino híbrido será aplicada, utilizando um modelo de registro de aprendizagem para os alunos.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Apresente o objetivo da aula e peça que os alunos expressem o que já sabem sobre o futuro com "be going to".

  2. Etapa 2 - Vídeo aula

    Disponibilize uma vídeo-aula com a explicação da estrutura da frase interrogativa com o futuro com "be going to".

  3. Etapa 3 - Exemplos práticos

    Dê exemplos práticos com a estrutura da frase interrogativa com "be going to" para que os alunos possam ouvi-la e discuti-la em grupo.

  4. Etapa 4 - Atividade em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e terão que criar frases interrogativas utilizando o futuro com "be going to". Os grupos devem explicar seu raciocínio para a criação da frase escolhida.

  5. Etapa 5 - Check-out

    Peça que os alunos expressem o que aprenderam na aula, fazendo perguntas e confirmações sobre o uso correto da estrutura.

  6. Etapa 6 - Tarefa de casa

    Como tarefa de casa, os alunos terão que encontrar exemplos de frases interrogativas com "be going to" em um texto em inglês e explicar o seu significado.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolvimento da habilidade de construir frases com o futuro com "be going to";
  • Incentivo à colaboração entre os alunos;
  • Estímulo à criatividade e pensamento crítico;
  • Uso de tecnologia para o ensino de inglês;
  • Utilização da metodologia de ensino híbrido para aprimorar a aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Uso correto da estrutura da frase interrogativa com "be going to";
  • Coerência e clareza do raciocínio utilizado no grupo para criação de frases;
  • Participação ativa e colaborativa na atividade em grupo;
  • Observação do professor durante a realização da atividade para avaliar a compreensão dos alunos;
  • Desempenho adequado na tarefa de casa.

Ações do professor

  • Selecionar uma videoaula apropriada para a explicação do tema;
  • Apresentar exemplos práticos e didáticos para os alunos;
  • Orientar os alunos na realização da atividade em grupo;
  • Observar os alunos durante a realização da atividade para avaliar a compreensão dos alunos;
  • Proporcionar feedback construtivo para os alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente durante as atividades propostas em grupo;
  • Colaborar com os colegas na realização das atividades em grupo;
  • Criar frases interrogativas com a estrutura "be going to";
  • Explicar o raciocínio utilizado para a criação das frases;
  • Realizar a tarefa de casa de forma adequada.