Aula sobre Futuro Com Be Going To Interrogativa

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Nesta atividade sobre "Futuro com be going to (interrogativa)", os alunos terão a oportunidade de desenvolver sua habilidade em construir repertório lexical relativo a planos, previsões e expectativas para o futuro. Este tema é bastante presente no cotidiano dos estudantes, pois a todo momento fazemos planos para o futuro, assim como temos expectativas e previsões do que pode acontecer. A metodologia adotada para esta aula será o Estudo de Caso, na qual os alunos serão divididos em grupos para investigar e problematizar uma situação relacionada ao futuro. Além disso, a atividade final da aula envolve a criação de um infográfico para que os alunos possam disseminar a informação obtida durante o estudo de caso.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e a metodologia Estudo de Caso. Você pode utilizar exemplos de situações reais em que a previsão do futuro pode influenciar nossas decisões.

  2. Etapa 2 - Separação de grupos e escolha do tema

    Os alunos serão divididos em grupos de no máximo 5 alunos. Forneça uma lista de temas relacionados ao futuro com be going to. Cada grupo deve escolher um tema e justificar por que o escolheu.

  3. Etapa 3 - Identificação do problema

    Cada grupo deve definir e problematizar a situação relacionada ao tema escolhido. Você pode auxiliar na definição do problema, caso necessário.

  4. Etapa 4 - Levantamento de dados

    Os grupos devem realizar pesquisas em diferentes fontes, como entrevistas com pessoas reais, pesquisas em sites e livros e outros. Você pode disponibilizar recursos digitais para que os alunos possam realizar a pesquisa.

  5. Etapa 5 - Análise do contexto

    Cada grupo vai analisar e identificar o que pode estar causando o problema identificado, se é possível evitar e como. Auxilie na análise, caso necessário.

  6. Etapa 6 - Comparação

    Os grupos vão comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais para verificar se as informações são consistentes. Auxilie na comparação, caso necessário.

  7. Etapa 7 - Soluções e criação do infográfico

    Após a análise do contexto, os grupos devem criar soluções que possam ajudar a resolver o problema identificado e fazer um infográfico que possa ajudar a disseminar a informação obtida. Você pode auxiliar na criação do infográfico.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em construir repertório lexical relativo a planos, previsões e expectativas para o futuro.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e resolver problemas.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar dados.

Critérios de avaliação

  • Participação dos alunos na realização das etapas do Estudo de Caso.
  • Qualidade e consistência das informações pesquisadas pelos grupos.
  • Qualidade da análise e identificação do problema.
  • Criatividade e relevância das soluções propostas pelos grupos.
  • Qualidade do infográfico produzido pelos grupos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a metodologia para os alunos.
  • Fornecer listas de temas para os grupos escolherem.
  • Auxiliar na resolução de problemas e análise dos dados.
  • Estimular a criatividade e a produção do infográfico.
  • Fazer a avaliação e feedback individual dos grupos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das etapas do Estudo de Caso.
  • Pesquisar e analisar dados das melhores fontes possíveis.
  • Identificar e problematizar a situação relacionada ao tema escolhido.
  • Propor soluções criativas e relevantes.
  • Produzir um infográfico de qualidade e fácil entendimento.