Aula sobre Futuro Com Be Going To Interrogativa

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A forma como nos comunicamos é essencial para nos expressarmos corretamente e entendermos as outras pessoas. No inglês, há várias formas de indicar que estamos falando sobre o futuro, uma delas é usar a estrutura "be going to", que é fácil de aplicar e compreender. A ideia da atividade é tornar o aprendizado mais envolvente e divertido, aplicando a gamificação para criar um jogo de tabuleiro juntamente com os alunos. O jogo pretende desenvolver a habilidade dos alunos em construir um repertório lexical relativo a planos, previsões e expectativas para o futuro.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma breve introdução sobre o tema, explicando a estrutura "be going to" e apresentando exemplos. Em seguida, pergunte aos alunos sobre suas próprias previsões e planos para o futuro próximo.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos e criação do jogo

    Os alunos serão divididos em grupos de três ou quatro pessoas e vão receber materiais para criar um jogo de tabuleiro. Disponibilize um modelo básico de tabuleiro, porém os alunos terão a liberdade de criar suas próprias regras e perguntas para apresentar aos outros grupos.

  3. Etapa 3 - Criação dos cards de perguntas

    Cada grupo vai criar 10 cards de perguntas, que devem abordar diferentes situações e formas de aplicação da estrutura "be going to". Os cards podem conter perguntas sobre planos para o final de semana, viagens, previsões sobre o clima, entre outros.

  4. Etapa 4 - Criação dos cards de ações

    Cada grupo vai criar 10 cards de ações, que devem ser aplicadas em caso de acerto ou erro de uma pergunta. As ações podem ser coisas como "avançar duas casas", "voltar uma casa", "ficar uma rodada sem jogar", entre outras.

  5. Etapa 5 - Teste de jogo e discussão em grupo

    Os grupos terão a oportunidade de testar seus jogos e jogar contra os outros grupos. Após a conclusão do jogo, os alunos vão discutir em grupo sobre as formas aplicadas e os exemplos dados.

  6. Etapa 6 - Recapitulação e tarefa de casa

    Faça uma recapitulação sobre o tema, reforçando as regras da estrutura "be going to" e como usá-la corretamente. Em seguida, dê uma tarefa de casa para cada aluno, que consiste em escrever uma redação usando a estrutura "be going to".

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em construir um repertório lexical relativo a planos, previsões e expectativas para o futuro;
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe;
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de aplicar estruturas em situações reais do cotidiano.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do jogo;
  • Qualidade dos cards de perguntas e ações criados;
  • Capacidade de aplicação da estrutura "be going to" durante o jogo;
  • Habilidade em aplicar a estrutura "be going to" em situações reais.

Ações do professor

  • Fazer uma breve introdução sobre o tema;
  • Dividir os alunos em grupos e fornecer os materiais necessários;
  • Disponibilizar um modelo básico de tabuleiro;
  • Orientar e auxiliar os alunos na criação dos cards de perguntas e ações;
  • Testar os jogos e dar feedback construtivo aos alunos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em equipe para criar o jogo de tabuleiro;
  • Criar os cards de perguntas e ações;
  • Aplicar a estrutura "be going to" durante o jogo;
  • Participar ativamente das discussões em grupo;
  • Fazer a tarefa de casa proposta.