Aula sobre Futuro Com Be Going To Interrogativa

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O futuro é um tema presente em nosso cotidiano, seja em planos, previsões ou expectativas. Na língua inglesa, existem diversas formas de expressar ideias relacionadas ao futuro, sendo uma delas o "be going to" (ir fazer algo). Nesta atividade, a metodologia utilizada será a Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos para desenvolver atividades que vão ajudar a construir um repertório lexical para falar sobre planos, previsões e expectativas para o futuro de forma mais natural e fluente.

  1. Etapa 1 - Aquecimento

    Inicie a aula com uma discussão sobre os planos e expectativas dos alunos para o futuro. Em seguida, apresente o "be going to" (ir fazer algo) e explique como ele pode ser utilizado para expressar planos, previsões e expectativas para o futuro de forma mais natural.

  2. Etapa 2 - Estação 1 (Vídeo)

    Nesta estação, os alunos assisem a um vídeo em inglês sobre planos e expectativas para o futuro. Eles devem prestar atenção nos diálogos e anotar as expressões e palavras relacionadas ao tema.

  3. Etapa 3 - Estação 2 (Conversação)

    Nesta estação, os alunos terão uma conversa em duplas, utilizando as expressões aprendidas na estação anterior. Para isso, distribua cartões com diferentes situações para os alunos discutirem, como "o que você vai fazer nas férias de verão?" ou "qual é o seu plano para a próxima semana?".

  4. Etapa 4 - Estação 3 (Jogo de Tabuleiro)

    Nesta estação, os alunos vão jogar um jogo de tabuleiro com perguntas e respostas sobre planos e expectativas para o futuro utilizando o "be going to". Os alunos também terão a oportunidade de criar suas próprias perguntas para o jogo.

  5. Etapa 5 - Fechamento

    Reúna a turma novamente e solicite que cada grupo compartilhe as principais expressões e palavras aprendidas durante as estações. Em seguida, peça que os alunos criem uma lista de situações futuras em que eles poderiam usar o "be going to".

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em construir repertório lexical relativo a planos, previsões e expectativas para o futuro.
  • Estimular a comunicação oral em inglês, utilizando situações do cotidiano.
  • Promover o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta do "be going to" para expressar planos, previsões e expectativas para o futuro.
  • Participação e envolvimento nas atividades em grupo.
  • Habilidade em criar perguntas e respostas em inglês utilizando o "be going to".

Ações do professor

  • Orientar e auxiliar os alunos durante as estações.
  • Acompanhar o progresso das atividades em grupo.
  • Estimular a participação e a colaboração entre os alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Utilizar o "be going to" corretamente nas conversas e no jogo de tabuleiro.
  • Criar perguntas e respostas em inglês utilizando o "be going to".