Aula sobre Futuro Com Be Going To Interrogativa

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A atividade de hoje é sobre "Futuro com be going to (interrogativa)", um tema muito importante para quem quer se comunicar em inglês. Com essa construção gramatical, podemos falar sobre planos, previsões e expectativas para o futuro. Além disso, a metodologia que vamos utilizar é a Sala de Aula Invertida, que é uma forma de aprendizado em que os alunos têm o controle do próprio processo de aprendizagem. Isso significa que eles serão os protagonistas da aula, e o professor vai ser um facilitador.

  1. Etapa 1 - Assistir ao vídeo explicativo

    Envie um vídeo explicativo sobre o tema para que os alunos assistam antes da aula. Esse vídeo pode ser encontrado em plataformas de ensino de inglês online. Alguns assuntos que devem ser explicados no vídeo são: o que é o futuro com be going to, como é formado e qual a diferença entre o futuro com be going to e o futuro simples.

  2. Etapa 2 - Criar o modelo Dinâmica dos 3 Qs

    Explique a dinâmica dos 3 Qs (Que bom, "Que pena", "Que tal"), que é uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Os alunos devem utilizar o modelo para escrever suas observações sobre a aula e o tema. Eles devem fazer anotações sobre o que foi bom, o que foi ruim e o que pode ser melhorado sobre a aula e o tema em si. O objetivo dessa etapa é incentivar a reflexão sobre o processo de aprendizagem e sobre o próprio desempenho.

  3. Etapa 3 - Trabalho em grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de quatro. Eles devem discutir em grupo um tema relacionado ao futuro com be going to. O tema pode ser algo como: "Quais são seus planos para o futuro?", "O que você acha que vai acontecer no mundo daqui a 10 anos?" ou "Como você acha que a tecnologia vai mudar nossa vida no futuro?". Cada grupo deve apresentar suas ideias para a turma e tentar utilizar a construção gramatical aprendida.

  4. Etapa 4 - Atividade prática

    Proponha uma atividade prática, como jogo de tabuleiro, caça-palavras, ou quiz, em que os alunos devem utilizar a construção gramatical do futuro com be going to. O objetivo é praticar a gramática de forma lúdica e divertida.

  5. Etapa 5 - Feedback

    Realize uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar suas experiências e observações sobre a aula. Incentive a participação e a reflexão sobre o processo de aprendizagem.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Construir repertório lexical relativo a planos, previsões e expectativas para o futuro".
  • Incentivar a autonomia e a reflexão dos alunos sobre o processo de aprendizagem.
  • Estimular o trabalho em grupo e a participação ativa dos alunos na construção da aula.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na aula.
  • Utilização correta do futuro com be going to na atividade prática.
  • Qualidade das ideias apresentadas pelos grupos.
  • Reflexão e observações sobre a aula e o tema no modelo Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Enviar o vídeo explicativo antes da aula.
  • Explicar a dinâmica dos 3 Qs e incentivar a reflexão sobre o processo de aprendizagem.
  • Estimular a participação dos alunos na discussão em grupo.
  • Propor atividades práticas lúdicas.
  • Realizar roda de conversa para feedback.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo explicativo antes da aula.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Utilizar corretamente o futuro com be going to na atividade prática.
  • Fazer observações e reflexões sobre a aula e o tema no modelo Dinâmica dos 3 Qs.
  • Participar da roda de conversa para feedback.