Aula sobre Futuro Com Be Going To Negativa

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


Nesta aula, iremos trabalhar a construção de planos, previsões e expectativas negativas para o futuro usando a estrutura "be going to". Para contextualizar esse tema, podemos trabalhar com notícias atuais sobre previsões negativas para o futuro, como mudanças climáticas, crises econômicas, entre outros. Além disso, podemos pedir que os alunos apresentem suas próprias previsões negativas e discutir como podemos evitar essas situações. Utilizaremos a metodologia ativa Cultura Maker para criar um fanzine que permitirá aos alunos criarem e expressarem suas próprias ideias sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Apresentação

    Inicie a aula explicando a estrutura "be going to" para planos, previsões e expectativas negativas. Peça que os alunos apresentem exemplos de situações em que essa estrutura pode ser usada.

  2. Etapa 2 - Contextualização

    Comente sobre os exemplos de previsões negativas para o futuro, como mudanças climáticas, crises econômicas, entre outros. Peça que os alunos apresentem suas próprias previsões e discutam como podemos evitá-las.

  3. Etapa 3 - Divisão em grupos

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e explique o objetivo da atividade. Cada grupo deve criar um fanzine com 8 páginas em papel A4, abordando o tema "Previsões Negativas para o Futuro com Be Going To".

  4. Etapa 4 - Brainstorming

    Peça que os alunos realizem um brainstorming em grupo, identificando os subtópicos que irão abordar em seus fanzines. Cada grupo deve criar pelo menos 4 subtópicos.

  5. Etapa 5 - Pesquisa e Escrita

    Cada grupo deve escolher dois subtópicos e realizar uma pesquisa para embasar a criação de um texto para cada subtópico. Os alunos devem redigir os textos na forma negativa usando a estrutura "be going to".

  6. Etapa 6 - Ilustração

    Cada grupo deve criar ilustrações para cada subtópico em seus fanzines, utilizando lápis, canetas coloridas ou outros materiais disponíveis.

  7. Etapa 7 - Montagem

    Após produzir todo o conteúdo, os alunos devem montar os fanzines com suas próprias mãos.

  8. Etapa 8 - Apresentação

    Cada grupo deverá apresentar seus fanzines para toda a turma, explicando os subtópicos abordados e as ilustrações criadas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos de construir repertório lexical para planos, previsões e expectativas negativas usando a estrutura "be going to".
  • Incentivar a criatividade e a autoexpressão dos alunos na criação de um fanzine.
  • Promover a cooperação e colaboração entre os alunos no trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Clareza na apresentação dos subtópicos abordados.
  • Uso correto da estrutura "be going to" na forma negativa.
  • Qualidade das ilustrações e montagem do fanzine.
  • Participação ativa e colaboração no trabalho em grupo.
  • Coerência entre o conteúdo e o tema proposto.

Ações do professor

  • Explicar claramente os objetivos da atividade.
  • Orientar os alunos na pesquisa e na escrita do conteúdo.
  • Estimular a criatividade e a autoexpressão dos alunos.
  • Fornecer materiais necessários para a montagem dos fanzines.
  • Avaliar o resultado da atividade e fornecer feedback para os alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente na discussão em grupo sobre as previsões negativas para o futuro.
  • Realizar a pesquisa e escrever os textos utilizando a estrutura "be going to" na forma negativa.
  • Criar as ilustrações para os subtópicos abordados.
  • Montar os fanzines com atenção aos detalhes.
  • Apresentar de forma clara e organizada o conteúdo do fanzine para a turma.