Aula sobre Futuro Com Be Going To Negativa

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Nesta aula, os estudantes serão introduzidos ao uso do "Be Going to" no negativo para expressar planos, previsões e expectativas para o futuro. Eles verão como esta estrutura é aplicada no cotidiano por exemplos e exercícios de fixação. A metodologia ativa de Ensino Híbrido será utilizada para que os alunos sejam protagonistas do seu próprio aprendizado, criando um template de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out. Esta aula pretende desenvolver a habilidade dos alunos em construir repertório lexical para o futuro.

  1. Etapa 1 - Criação do Template

    Os alunos criarão um template de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out. O Check-in corresponde ao momento em que eles registram o que sabem sobre o tema antes da aula e o Check-out é o momento em que eles registram o que aprenderam ao final da aula.

  2. Etapa 2 - Contextualização

    Introduza o tema e peça que os alunos criem três frases no negativo utilizando "Be Going to". Em seguida, os alunos compartilharão suas frases na sala. Apresente exemplos cotidianos de uso do "Be Going to" no negativo e explique a estrutura gramatical. Os alunos poderão interagir fazendo perguntas e tirando dúvidas.

  3. Etapa 3 - Exercícios de Fixação

    Forneça aos estudantes, exercícios que envolvam o uso do "Be Going to" no negativo para expressar planos, previsões e expectativas para o futuro. Eles poderão trabalhar em duplas ou grupos e discutir as respostas entre si.

  4. Etapa 4 - Pesquisa de aprofundamento

    Solicite aos estudantes que, em casa, pesquisem sobre tema e elaborem um pequeno texto utilizando a forma negativa do futuro com “Be Going to”.

  5. Etapa 5 - Compartilhamento

    Os alunos compartilharão seus textos com a turma e poderão explicar o que aprenderam e como aplicarão o "Be Going to" no negativo em seu cotidiano.

  6. Etapa 6 - Check-out

    Oriente os estudantes a preencherem o campo Check-out com as informações que agora obtém sobre o tema.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça um resumo da aula reforçando as principais aprendizagens e deixe um espaço para que os alunos possam tirar dúvidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em construir repertório lexical para o futuro.
  • Utilizar a metodologia ativa de Ensino Híbrido para que os alunos sejam protagonistas do seu próprio aprendizado.
  • Propiciar um ambiente de aprendizagem colaborativo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos em todas as etapas da aula.
  • Correção dos exercícios de fixação e prática guiada.
  • Criação do template de registro de aprendizagem de forma clara e organizada.

Ações do professor

  • Introduzir o tema de forma clara e objetiva.
  • Trazer exemplos cotidianos que sejam relevantes para a turma.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos em todas as etapas da aula.
  • Proporcionar um ambiente de aprendizagem colaborativo.
  • Fazer um resumo da aula no encerramento.

Ações do aluno

  • Criar frases no negativo utilizando "Be Going to".
  • Participar ativamente nas discussões com perguntas e dúvidas.
  • Realizar os exercícios de fixação e prática guiada de forma apropriada.
  • Criar o template de registro de aprendizagem de forma clara e organizada.
  • Compartilhar seus templates com a turma e explicar o que aprenderam.